Exército Indonésio recebeu o sétimo Bell 412EPi. O Exército Indonésio (TNI-AD – Tentara Nasional Indonesia-Angkatan Darat), recebeu o seu sétimo helicóptero Bell 412EPi. A informação foi divulgada em 06 de dezembro, pelo fabricante local, PT Dirgantara Indonesia (PTDI).
O novo helicóptero, matrícula HX-4149, realizou voo de translado de 01h40, entre o PTDI Rotary Wing Apron Hanggar, em Bandung, e o Aeroporto Achmad Yani, em Semarang, Java, onde fica a sede do 11º Esquadrão de Assalto do Centro de Aviação do Exército (SkUAD 11).
Essa aeronave faz parte de um contrato envolvendo nove unidades, assinado pelo Ministério de Defesa da Indonésia em 2018. De acordo com a PTDI, os dois últimos Bell 412EPi serão entregues ao TNI-AD no final deste mês de dezembro e em janeiro de 2022, respectivamente.
Com capacidade para 15 pessoas, sendo um piloto e 14 passageiros, o Bell 412EPI é equipado com um motor Pratt & Whitney PT6T-9 Twin Pac, com 13% mais de potência de decolagem do que a versão que equipa a versão 412EP. Ele está equipado com Single Pilot IFR (SPIFR) para controle de quatro eixos, sistema Bell 412EPI Helicopter Avionics que é altamente personalizável e configurável para uma variedade de necessidades operacionais.
Segundo as informações do fabricante, o Bell 412EPi pode ser armado com metralhadora M134D Minigun, em colaboração com a Dillon Aero, que fornece treinamento e suporte para a instalação e testes estáticos e dinâmicos (tiro real). A Minigun M134D utiliza munições calibre OTAN de 7,62 × 51 mm produzido pela PT Pindad (Persero).
@FFO