O Exército Indiano (IA – Indian Army) arrendou de Israel, quatro aeronaves não tripuladas (UAV) Heron TP. Recentemente o Ministério da Defesa da Índia alterou as regras, passando a permitir a contratação temporária de alguns equipamentos militares e sistemas de armas pelas forças armadas.
Fabricado pela Israel Aerospace Industries (IAI), o UAV Heron Eitan, ou TP (versão de exportação) pertence a classe de operação MALE (Medium-Altitude, Long-Endurance), e foi projetado como uma plataforma multimissão para atender às necessidades locais e para exportação. Reconhecido como uma aeronave altamente confiável, ele está equipado com modernos sistemas e sensores, que o capacitam para uma variedade de missões estratégicas, como inteligência, reconhecimento, coleta de dados, vigilância, designação de alvos, entre outras.
O Heron TP tem um comprimento de 14 metros, está equipado com um motor turboélice Pratt & Whitney PT6A-67A de 1.200 HP, o que confere um alcance máximo de 1.000 km, e uma altitude máxima de 45.000 pés. Ele é capaz de transportar uma tonelada de carga útil, incluindo sistema de mira eletro-óptico, câmeras infravermelhas e telêmetro a laser.
@FFO