• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Exército Equatoriano desativou último SA342 Gazelle

15 de março de 2025
Exército Equatoriano desativou último SA342 Gazelle. AAE-373 durante a cerimônia de desativação (Foto: Cristián Ramos - via Pucará Defesa).
Exército Equatoriano desativou último SA342 Gazelle. AAE-373 durante a cerimônia de desativação (Foto: Cristián Ramos – via Pucará Defesa).

Exército Equatoriano desativou último SA342 Gazelle. O Comando de Aviação do Exército Equatoriano (AEE) retirou de serviço o último exemplar ativo do helicóptero Aérospatiale SA342L Gazelle, após 44 anos de serviço. Uma cerimônia oficial foi realizada em 20 de janeiro na Base de Aviação do Exército no Forte Militar de Manabi, em Portoviejo.

Durante a cerimônia, o Gazelle matrícula AEE-373 realizou o seu último voo operacional, para o qual estava armado com quatro lançadores de mísseis anti-tanque de longo alcance HOT (High Subsonic Optical Remote-Guided Fired from Tube).

O Exército Equatoriano recebeu os primeiros SA342 na década de 1980 e desde então incorporou 36 exemplares de diversas variantes, se tornando o maior operador militar do Gazelle do continente americano. Os helicópteros foram reunidos no Esquadrão de Helicópteros da 15ª Brigada de Aviação do Exército e posteriormente no 43º Grupo de Aviação do Exército.

SA342L Gazelle AAE-373 (Foto: Ian French via Scramble).

De acordo com Pucará, ao longo destas mais de quatro décadas de operações, os Gazelle do Exército Equatoriano voaram mais de 50 mil horas, das quais 20.000 estiveram em voos de treinamento e formação de tripulantes, 15.000 em apoio comunitário, 8.000 em missões de desminagem, 5.000 em combate com o Peru em Cénepa e 2.000 em voos noturnos.

Nos últimos anos, o Comando de Aviação do Exército canibalizou diversas células para manter a disponibilidade da frota operacional. De acordo com Scramble, restavam apenas quatro SA342 em serviço, matrículas 349, 350, 366 e 373. Destas, apenas o AEE-373 – apresentado na cerimônia – era usado operacionalmente.

O AAE substituiu seus antigos SA342 Gazelle por novos helicópteros de vários modelos, incluindo o Ecureuil, AS350B2, AS350L1 e AS550C3.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login