Em 04 de dezembro, dois monomotores Cessna 208EX Grand Caravan, prefixos N707EX e N708EX, cruzaram o Atlântico Norte, entre o aeroporto canadense de St. Johns (CYYT) e o Aeroporto espanhol de Santiago de Compostela (LEST).
Apesar da pintura e matrículas civis, ambas aeronaves estavam com marcas e símbolos do seu novo operador, o Pakistan Fauj, ou a aviação do Exército do Paquistão. Ao chegarem no destino, muito possivelmente eles receberão as matrículas militares 707 e 708, e deverão ser alocadas no 56 Intelligence, Surveillance and Reconnaissance Squadron (56IRSsq), na Base de Aviação Qasim – Rawalpindi (OPQS), unidade que atualmente opera 17 aeronaves das versões Cessna 208B e Cessna 208EX.
Conforme registros do site de monitoração on-line Flight Radar, a travessia teria acontecido em voo direto, sem escalas. A distância entre os dois aeroportos é de aproximadamente 1.874 milhas náuticas (3.471 km), o dobro da autonomia básica operacional do modelo, que é de 912 nm ou 1.670 km. Sem dúvidas, ambas aeronaves estavam equipadas com tanques auxiliares provisórios, possibilitando o enorme voo de 10 horas sobre o mar.
@FFO