Exército Colombiano incorporou mais três Bell UH-1H Huey II. A Divisão de Aviação de Assalto Aéreo do Exército Nacional da Colômbia (DAVAA), incorporou mais três helicópteros Bell UH-1H Huey II recebidos em doação do governo dos Estados Unidos no ano passado. As aeronaves passaram por uma revisão em nível de depósito, antes de serem comissionadas às unidades operacionais.
“O Batalhão de Manutenção de Aviação Nº 4 da Brigada de Aviação Nº 32, recuperou três helicópteros Huey II, fortalecendo as capacidades do Exército Nacional e o dispositivo operacional da Aviação do Exército em todo o território colombiano”, informou O Major-General Juan Carlos Correa Consuegra, Comandante da Divisão de Aviação de Assalto do Exército.
Em agosto de 2021, o Exército Colombiano incorporou cinco helicópteros Huey II entregues pelo governo dos EUA para apoiar o combate ao narcotráfico. Após uma revisão de grande porte, os dois primeiros helicópteros foram colocados em operação no final do ano passado na Divisão de Aviação de Assalto Aéreo do Exército.
Fabricados nos anos 1960 e 1970, esses helicópteros foram desativados pelo Exército dos EUA e emprestados para o Exército do Paquistão, que os utilizou entre 2002 a 2017. Com a negativa dos paquistaneses de aceitar uma opção de compra dessas aeronaves, elas foram devolvidos para os EUA e armazenados por quatro anos, até serem repassados à Colômbia.
Com a adição dos três UH-1H, a Aviação do Exército Colombiano passa a contar com uma frota de 27 helicópteros desse modelo. Com isso, as forças armadas da Colômbia se consolidam como um dos maiores operadores de helicópteros Bell Huey II do mundo, com 88 aeronaves operando para a Força Aérea, Exército Nacional e Polícia Nacional.
@FFO