O Exército Nacional da Colômbia (ENC) neutralizou uma ação terrorista na Aldeia Cuatro Esquinas, município de Teorama, região de Santander, onde um helicóptero estava programado para pousar com doses da vacina contra o coronavírus COVID-19.
Os militares da Força de Desdobramento Rápido, lotados na Segunda Divisão do ENC, perceberam que na área designada para o pouso da aeronave, terroristas dissidentes das FARC instalaram dois cilindros com explosivos de 40 libras cada. Os artefatos explosivos improvisados estavam embalados em sacos com café, para despistar os cães farejadores.
Após cumprir todos os protocolos de segurança, o Grupo Explosivos y Demoliciones, colocou contra-cargas para ativar a carga explosiva. O Coronel Gerardo Ortiz Ramírez, Comandante da Força de Desdobramento Rápido nº 3 (FUDRA 3) do Exército Nacional, denunciou que esse tipo de ação viola o Direito Internacional Humanitário.
“Mais uma vez, este grupo residual viola de forma flagrante o Direito Internacional Humanitário, empregando métodos de guerra não convencionais, em uma área preparada para o pouso de helicópteros que trazem vacinas contra COVID-19 para pessoal médico e idosos da área de Catatumbo. Rejeitamos esses tipos de atos criminosos que afetam indiscriminadamente a população civil e as Forças Públicas”, Disse o Oficial do ENC.
O Governo do Norte de Santander indicou que a insegurança na área é um dos principais obstáculos para a distribuição das vacinas, especialmente nos onza municípios da área de Catatumbo e fronteira com a Venezuela, onde vários grupos armados cometem crimes, em disputa ao controle das rotas do narcotráfico.
O Exército Nacional Colombiano afirmou que continua desenvolvendo operações conjuntas, coordenadas e interinstitucionais para neutralizar as ações criminosas dos grupos armados ilegais, protegendo a população civil e os ativos estratégicos que permitem uma paz jurídica.
@FFO