Exército Colombiano desativará seus helicópteros Bell UH-1N Twin Huey. O Exército Colombiano (EJC) informou que desativará sua frota de helicópteros Bell UH-1N Twin Huey, mais especificamente a versão produzida para o Canadá. Seu status operacional vem sendo questionado em um longo debate desde o acidente ocorrido em 19 de março de 2023.
Embora a aquisição de um substituto ainda não tenha sido finalizada, o EJC está decidido em avançar com o descomissionamento da frota, que atualmente conta com apenas nove aeronaves, dos quais apenas sete estão voando. O Leonardo AW139M é forte candidato para assumir essa função.
A Colômbia recebeu dos Estados Unidos 33 Bell CUH-1N como parte de um plano de apoio ao país sul-americano. Deste total, seis foram transferidos para a Marinha e quatro para a Polícia Nacional, que posteriormente devolveram todos para ao Exército.
Em 2012, quinze dessas aeronaves passaram por um processo de modernização onde receberam aviônicos Garmin 1000, o que estendeu sua vida útil operacional por mais uma década.
Essa lacuna na frota de helicópteros do EJC ocorre em um momento em que as forças aradas e a polícia colombiana tem quase toda sua frota de Mi-17 MiL paralisada e a operação de seus Black Hawks pode parar devido aos cortes orçamentários impostos pelos EUA.
A Polícia Nacional da Colômbia espera agir rapidamente com a compra de um modelo substituto, mas vê isso como altamente improvável durante o mandato do atual presidente Gustavo Petro. Enquanto isso, o país vive uma crescente onda de violência por parte da narcoguerrilha ELN e de dissidentes das FARC.
Fonte: Pucará
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO