Exército Brasileiro substituirá antigos HM-3 Cougar e HM-2 Black Hawk. O Comando de Aviação do Exército Brasileiro (CAvEx) esta se preparando para substituir dois dos mais antigos modelos de helicópteros que compõem a sua frota e não foram modernizados. Com mais de 20 anos em serviço, estão chegando ao fim da sua vida útil os Aerospatiale AS532UE Cougar (designação HM-3) e os Sikorsky S-70A Black Hawk (HM-2).
O CaVex recebeu os primeiros dos oito Aerospatiale AS532UE Cougar (HM-3) a partir do final de 2002, para os quais reservou as matrículas de EB 4001 à EB 4008. Atualmente eles estão distribuídos no 2º Batalhão de Aviação do Exército (2º BAvEx), sediado em Taubaté (SP) e no 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx), de Campo Grande (MS).
Os quatro Sikorsky S-70A Black Hawk (HM-2) do CAvEx, matrículas EB 2001 à 2004), chegaram ao Brasil em 1997. Antes de serem incorporados à frota do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx), sediado em Manaus, eles cumpriram um período de apoio à Missão de Observadores Militares Equador-Peru (MOMEP).
Tanto o HM-3 quanto o HM-2 são helicópteros utilitários usados em missões de apoio ao combate, transporte de tropas e cargas, evacuação aeromédica, busca e salvamento em combate (C-SAR), Garantia da Lei e da Ordem, calamidades públicas, entre outras.
Essas doze aeronaves não passaram por nenhum processo de modernização, como ocorre com os HA-1 Esquilo e HM-1 Pantera. Para essess casos, o Programa Estratégico de Aviação do Exército (Prg EE Av Ex) prevê a aquisição de 16 novos helicópteros táticos médios que substituirão os envelhecidos Cougar e Black Hawks do CAvEx.
O Alto Comando do Exército Brasileiro trabalha para reunir todos os requisitos e diretrizes que formarão o futuro projeto para a aquisição dessas novas aeronaves. Espera-se para breve a publicação do documento que irá embasar o edital de compra dos futuros helicópteros que substituirão os veneráveis HM-3 e HM-2.
Atualmente a frota de asas rotativas do CAvEx está formada pelos modelos HA-1 Fennec (AS550A2), HM-1 Pantera (AS365K Panther), HM-2 Black Hawk (S-70A), HM-3 Cougar (AS532UE) e HM-4 Caracal (EC725M). Este último é o maior, mais novo e moderno helicóptero operado pelo Exército Brasileiro.
@FFO