Exército Brasileiro recuperou a pista de pouso do Aeródromo de Surucucu. Militares do Exército Brasileiro (EB), em atuação no Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz), realizaram a recuperação da pista do Aeródromo de Surucucu, em Roraima. O primeiro pouso de uma aeronave de asa fixa ocorreu em 01/03, marcando o reestabelecimento dessas operações.
A reinauguração da pista ocorreu às 15h33 (horário local), quando o C-105A Amazonas do 1º Esquadrão do 9º Grupo de Aviação (1º/9º GAv) “Esquadrão Arara” da Força Aérea Brasileira (FAB), matrícula 2808, pousou levando equipamentos, medicamentos em insumos aos Yanomamis.
As obras de recuperação da pista de Surucucu foram iniciadas em 14/01, e executadas em regime de urgência com jornadas de até 18 horas de trabalho por dia. Para isso, o 6º Batalhão de Engenharia de Construção do EB utilizou diversos equipamentos e ferramentas que foram recebidas por meio de lançamentos aéreos. Ao todo, foram recuperados 500 m² da pista.
C-105 Amazonas
O bimotor C-105 Amazonas é um cargueiro militar tático com capacidade de cerca de nove toneladas de carga, atuando na região amazônica em missões de transporte aéreo logístico, aeroterrestre, lançamento aéreo, evacuação aeromédica, busca, salvamento e paraquedismo. Com capacidade de pouso e decolagem curtos, o C-105 necessita de apenas 320 metros para a decolagem e 670 metros para o pouso.
Operação Yanomami
Publicado em 20 de janeiro de 2023, o Decreto Presidencial nº 11.384 instituiu o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami. Em complemento ao referido decreto, foi editado em 30 de janeiro de 2023, o Decreto Presidencial nº 11.405, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e de combate ao garimpo ilegal no território Yanomami a serem adotadas por órgãos da administração federal, com atuação dos Ministérios da Defesa, da Saúde, do Desenvolvimento Social e Assistência Social, da Família e Combate à Fome e dos Povos Indígenas.
Em 3 de fevereiro de 2023, por meio da Portaria GM-MD nº 710, do Ministério da Defesa, foi aprovada a Diretriz Ministerial que ativou o Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz) e orienta o apoio das Forças Armadas para as ações de enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e de combate ao garimpo ilegal no Território Yanomami, localizado na área do Estado de Roraima e parte do estado do Amazonas.
Desde o início das atividades, as principais ações das tropas empregadas já ultrapassaram: 1.690 atendimentos no Hospital de Campanha (H Cmp) da FAB; mais de 11.500 cestas básicas entregues, totalizando mais de 200 toneladas de materiais transportados; além de cerca de 130 evacuações aeromédicas. As operações mobilizaram, até o momento, mais de 500 militares, além de terem superado 1.460 horas de voo em aeronaves militares.
Fonte: EB
@FFO