Exército Brasileiro recebe o UAV ISTAR Nauru 1000C. No dia 4 de março, o Exército Brasileiro começou a receber os veículos aéreos não tripulados (UAV) Xmobots Nauru 1000C encomendados para realizar missões ISTAR de inteligência, vigilância, aquisição de alvos e reconhecimento (ISTAR – Intelligence, Surveillance, Target Acquisition, and Reconnaissance).
O processo de aceitação ocorreu em diferentes fases no Comando de Aviação do Exército (CAvEx) em Taubaté/SP, com apoio do Centro de Avaliações do Exército (CAEx), e deve durar até cerca de junho desde ano. O processo de aceitação será seguido por uma fase de testes e experimentação técnica e operacional.
Três UAVs, designados na Aviação do Exército como V2-1 Nauru, foram adquiridos pelo Comando Logístico (COLOG) da empresa brasileira XMobots Aeroespacial em 10 de dezembro de 2019 por R$ 15,7 milhões (US$ 3,1 milhões). O contrato incluiu treinamento e suporte logístico integrado de 36 meses.
A frota está prevista para ser operada inicialmente pelo 6º Batalhão de Inteligência Militar (6º BIM), localizado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e pode ser implantado em qualquer parte do país.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS