Exército Brasileiro negocia lote de helicópteros UH-60M com US Army. Uma delegação com Oficias-Generais do Exército Brasileiro (EB) esteve em recente visita ao Redstone Arsenal do US Army (Exército dos Estados Unidos), em Huntsville, no Alabama, EUA. O objetivo foi tratar do projeto de renovação da frota de helicópteros da Aviação do Exército Brasileiro (Av Ex).
O objetivo do Comando de Aviação do Exército Brasileiro (C Av Ex) é substituir até 12 dos seus mais antigos helicópteros por 16 UH-60M Black Hawk comprados dos estoques do US Army. Entre as aeronaves que deverão ser aposentadas pelo CAvEx estão os quatro HM-2/S-70A BlackHawk e os oito antigos HM-3/AS532 Cougar.
Liderada pelo General de Divisão Anysio Luiz Crespo Alves Negrão, Chefe de Material de Aviação do Exército Brasileiro (Ch MAvEx), delegação brasileira foi recepcionada pelo Brigadeiro-General do US Army Brad Nicholson e outros Oficiais do US Army Materiel Command, US Army Security Assistance Command e de agências governamentais envolvidas na negociação que está sendo realizada através do Programa de Vendas Militares Externas do governo norte-americano (FMS).
Na visita realizada entre os dias 03 e 06/12, a delegação do EB contou ainda com a participação do General de Brigada Everton Pacheco da Silva, adido militar do EB para os Estados Unidos; General de Brigada Fabio Serpa de Carvalho Lima, Comandante da Av Ex; General de Brigada Marcelo Rocha Lima, Chefe do EPEx; e do General de Brigada Francisco Wellington Franco de Souza, futuro chefe de MAvEx.
Os helicópteros que serão substituídos
Com mais de 20 anos em serviço, estão chegando ao fim da sua vida útil os Aerospatiale AS532UE Cougar (designação HM-3) e os Sikorsky S-70A Black Hawk (HM-2).
Os quatro HM-2 Black Hawk do CAvEx, matrículas EB 2001 à 2004), chegaram ao Brasil em 1997. Antes de serem incorporados à frota do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx), sediado em Manaus, eles cumpriram um período de apoio à Missão de Observadores Militares Equador-Peru (MOMEP).
O CaVex recebeu os primeiros dos oito HM-3 Cougar a partir do final de 2002, para os quais reservou as matrículas de EB 4001 à EB 4008. Atualmente eles estão distribuídos no 2º Batalhão de Aviação do Exército (2º BAvEx), sediado em Taubaté (SP) e no 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx), de Campo Grande (MS).
Fonte: EB
@FFO