

Exército Brasileiro inicia testes com o drone Atobá da Stella Tecnologia. O Comando de Aviação do Exército Brasileiro (CAvEx), sediado em Taubaté, interior de São Paulo, recentemente recebeu o protótipo do drone nacional “Atobá”, desenvolvido pela empresa Stella Tecnologia. A aeronave experimental será avaliada operacionalmente pelo Exército Brasileiro com o objetivo de uma possível aquisição futura.
Projetado e desenvolvido pela Stella Tecnologia, sediada em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. o voo inaugural do Atobá ocorreu em 20 de julho de 2020. Desde então, o protótipo – matrícula PR-ZQX – passou por centenas de horas de voos de testes. Em Taubaté o drone também será avaliado com a sua integração aos sistemas de comunicação e comando do Exército Brasileiro.
Projetado para missões de reconhecimento, inteligência e vigilância, o Atobá é um veículo aéreo não tripulado do tipo MALE (Medium-Altitude/Long-Endurance). Com 8 metros de comprimento, 11 metros de envergadura e peso máximo de decolagem de 500 kg, é a maior aeronave não tripulada desenvolvida no país.
Impulsionado por um eficiente motor a gasolina de 60 hp, o Atobá tem um raio de alcance de 250 km, autonomia de 28 horas de voo e uma altitude máxima de 15.000 pés, podendo transportar até 70 kg de carga útil. Apesar do seu porte, o Atobá pode pousar e decolar em apenas 400 metros de distância e seu transporte é facilitado por um sistema de desmontagem simplificado.
Com alta capacidade de carga útil, grande autonomia e resistência em diversos ambientes operacionais, ele pode ser empregado em missões de vigilância de fronteiras, monitoramento de áreas remotas e apoio a operações militares e de segurança pública.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO