Exército Brasileiro escolhe o Spike LR ATGM. A Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) publicou no dia 30 de novembro, que a proposta da empresa israelense Rafael Advanced Defense Systems Ltd foi a escolhida na cotação internacional (Request For Quotation – RFQ) 00125/2021-COLOG para a aquisição de mísseis anticarro (Anti-Tank Guided Missile – ATGM) para equipar as unidades do Exército Brasileiro.
Serão fornecidas 100 unidades do míssil Spike LR, dez lançadores, simuladores, suporte logístico integrado e treinamento, a um custo de US$ 19.023.200,00.
O Spike LR (Long Range) ATGM é um míssil de 5ª geração, com guiagem eletro-óptica, que pode ser lançado por um soldado de infantaria ou veículos (multiplataforma) como o EE-9 Cascavel modernizado.
A escolha do Exército Brasileiro pode indicar o caminho que a Aviação Naval vai seguir, no caso do míssil que irão equipar os Leonardo AH-11B Wild Lynx do 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1). A Marinha vem avaliando dois candidatos, o MBDA Sea Venom e o Rafale Spike LR II. A escolha deve ser feita após a entrega do último AH-11B em 2022.
@CAS