Exército Brasileiro encerra Operação Carcará XVI. Como parte integrante da Operação Guararapes, exercício de adestramento em operações militares no amplo espectro, coordenado pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE), a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) finalizou, no dia 29 de outubro, a 16ª edição da Operação Carcará. A atividade foi um exercício de adestramento da tropa em operações de defesa da Pátria no nível unidade, que compôs a 3ª fase do ciclo de prontidão da Força de Prontidão (FORPRON) da brigada, nos municípios de Correntes, Garanhuns e Petrolina, em Pernambuco, e no município de Sobradinho, na Bahia.
A Operação Carcará XVI iniciou com a verificação do apronto operacional da Força-Tarefa (FT) Guararapes e contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o Comandante de Operações Terrestres, o Comandante Militar do Nordeste e o Comandante da 7ª Divisão de Exército. A FT Guararapes foi composta por todas as tropas da 10ª Bda Inf Mtz dos estados de Alagoas e Pernambuco. Após o apronto operacional, a tropa seguiu para as suas zonas de reunião, de onde realizaram operações ofensivas nas cidades de Correntes e Palmeirina, uma ação cívico-social, no município de Correntes, e uma operação de transposição de cursos d’água, com os meios da 10ª Companhia de Engenharia de Combate, na região de Fazenda Cajueiro, zona rural de Garanhuns.
Participou da Operação Carcará a FT Santos Dumont, formada por tropas da Brigada de Infantaria Pára-quedista. Essas tropas realizaram uma operação de segurança de instalação estratégica da Usina Hidrelétrica de Sobradinho por meio de um assalto aeroterrestre, e, na sequência, com o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BI Mtz), operações de junção e substituição naquela região.
Os helicópteros HA-1 Fennec, do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), e HM-1 Pantera, do 2º BAvEx, apoiaram as ações de infiltração e exfiltração aeromóvel durante as operações ofensivas da brigada. O 3º Centro de Geoinformação (3º CGEO) participou com a cobertura de fotos e vídeos de todas as fases do exercício por meio do emprego de drone. Ao todo, participaram da operação mais de 1.400 militares e foram empregados mais de 220 veículos militares.
Ao fim das operações no terreno, o Comando da 10ª Bda Inf Mtz reuniu os comandantes das organizações militares e seus respectivos estados-maiores no auditório do 71º BI Mtz para apresentar sua análise pós-ação. Nesse evento, que compõe o ciclo de toda instrução militar e marca o término da Operação Carcará XVI, foram apresentados aos participantes os pontos fortes observados, as boas práticas empregadas, as necessidades de ajustes da doutrina militar empregada e as oportunidades de melhoria.
Ainda como parte da Operação Guararapes, a 10ª Brigada segue, no período de 3 a 5 de novembro, com a realização da Operação Alagoas II, exercício de adestramento em operações de ajuda humanitária e de apoio à Defesa Civil, que ocorrerá na cidade de Maceió (AL).
Fonte: Exército Brasileiro
@FFO