O Exército Brasileiro (EB) divulgou no dia 14 de agosto de 2020, que durante a “Operação Curaretinga”, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) apreendeu cinco aviões e um helicóptero, em uma fazenda no município de Alto Alegre, norte do estado de Roraima, nas proximidades da Floresta Nacional de Roraima.
O fato ocorreu no último dia 27 de julho, quando as tropas da 1ª Bda Inf Sl atuaram em cooperação com agentes do ICMBio, do IBAMA, Policiais Militares de Roraima e Fiscais da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Os militares do EB realizaram a segurança da área para a atuação dos órgãos de fiscalização.
De acordo com as imagens divulgadas pelo EB, entre as aeronaves apreendidas estão três Cessna 182P (PT-IUA, PR-TVS e PT-LEF) e o helicóptero Robinson R44 (PR-RFM), que foi localizado próximo a um garimpo ilegal.
Após a apreensão, o 1º Batalhão Logístico de Selva, organização militar orgânica da 1ª Bda Inf Sl, transportou todo o material apreendido até a sede da Polícia Federal de Boa Vista. Além das aeronaves, também foram apreendidos combustível e diversos itens utilizados nas atividades de extração de minérios, realizadas de forma ilegal na Terra Indígena Yanomami.
A Operação Curaretinga cumpre o dever legal previsto na Constituição Federal e está amparada nas Leis Complementares 97/1999, 117/2004 e 136/2010. Todas as medidas de prevenção contra a COVID-19 preconizadas pelo Ministério da Saúde foram adotadas pelos militares que participaram da operação.
@FFO