Exército Australiano recebeu o primeiro AW139 arrendado. O Exército Australiano recebeu na quarta-feira (12/05), o primeiro helicóptero Leonardo AW139. A aeronave, prefixo civil VH-YBF (c/n 31756), é a primeira de três unidades arrendadas pelo Exército para executar missões não operacionais.
Em outubro do ano passado, o Exército Australiano lançou o “Plano Corella”, no qual emitiu uma solicitação para a indústria fornecer um modelo de helicóptero sob o contrato temporário, Army Interim Helicopter Capability (AIHC). Essas aeronaves vão complementar a frota de Airbus MRH90 Taipans, do 5º Regimento de Aviação (5º AVN), sediados em Garbut Barracks/RAAF Base Townsville, Queensland. O requerimento do AIHC objetiva o aluguel temporário das aeronaves por um período mínimo de dois anos, com a disponibilidade para um determinado número de horas de voo.
O Exército da Austrália enfrenta problemas de gestão na integração dos novos helicópteros MRH90, principalmente para as atividades relacionadas às Forças Especiais. Por conta disto, a aposentadoria dos S-70A Black Hawk, programada para ocorrer no final deste ano, poderá ser prorrogada.
Os Leonardo AW139 alugados irão auxiliar em missões de treinamentos e transporte de pessoal não operacional, atendendo as necessidades neste momento de transição para o MRH90. Desta forma, os helicópteros da Leonardo manterão o registro civil e a pintura branca, apenas com as marcas “Army” e o tradicional símbolo do canguru.
@FFO