Exército Australiano recebe dois novos CH-47F Chinook. Menos de três meses depois que recebeu a aprovação do Departamento de Estado dos EUA (DoD), o Exército Australiano recebeu os dois primeiros helicópteros de transporte pesado Boeing CH-47F Chinook. As aeronaves chegaram na Austrália em 07 de julho, conforme um comunicado do Ministério de Defesa (MoD) do país.
Conforme o Ministro da Defesa Australiano, Peter Dutton, o investimento para a compra de quatro aeronaves CH-47F foi de US$ 441,6 milhões. Com esse contrato, a frota deste modelo de helicópteros pesados do Exército Australiano. aumentará de 10 para 14 unidades.
“Os helicópteros adicionais fortalecerão a capacidade de transporte aéreo do Exército para o futuro e aumentarão a capacidade do ADF de apoiar operações em todo o mundo”, disse o Ministro Dutton.
A agilidade na entrega das duas aeronaves, foi devido às mesmas terem sido repassadas pelo estoque do Exército Norte Americano. Os novos Chinooks australianos chegaram ao país à bordo do C-5M Galaxy da USAF (AF 85-0007), e foram desembarcados na Base de Townsville, sede do 5º Regimento de Aviação do Exército Australiano.
Atualmente o Exército Australiano opera uma frota de dez CH-47F Chinook (matrículas A15-301 à A15-310), todos baseados no Esquadrão C, do 5º Regimento de Aviação, no Quartel Garbut, em Townsville. As novas aeronaves chegaram sem marcas ou matrículas.
A previsão é que os dois últimos CH-47F sejam entregues em meados de 2022. O MoD informou que a indústria de defesa da Austrália continuará a desempenhar um papel fundamental no apoio e suporte ao aumento da frota Chinook do país.
Fonte: Ministério de Defesa Austrália