Exército Australiano “deixa no chão” seus MRH-90 Taipan. O Departamento de Defesa afirmou que os helicópteros NHI MHR-90 Taipan do Exército Australiano “não são mais seguros para voar”, revelando problemas de manutenção “potencialmente catastróficos” por trás da sua decisão de proibor as operações. “A defesa está suspendendo temporariamente as operações de voo da frota de helicópteros MRH-90”, confirmou um porta-voz da defesa.
A frota MRH-90 Taipan é usada para transportar tropas, realizar operações especiais e missões de contraterrorismo. Mas toda a frota está fora de ação desde o início de junho.
Adquiridos em 2006 com objetivo de unificar a frota de helicópteros das Forças de Defesa Australianas, os 46 MRH90 Taipan vieram para substituir os Black Hawks do Exército e os Westland Sea King da Marinha. Empregados pela Marinha e pelo Exército, na prática eles nunca foram unanimidade, apresentando vários problemas técnicos e até a perda de uma aeronave for falha mecânica.
Em julho de 2014, o Australian National Audit Office divulgou um relatório sobre o MRH90 [MRH-90 = Multi-Role Helicopter 90], citando uma série de erros de aquisição e deficiências de desenvolvimento, que atrasaram a capacidade operacional final (FOC), originalmente planejada para aquele mês, mas que não seria possível antes de abril de 2019, isto é, quase cinco anos depois do planejado.
O Departamento de Defesa da Austrália confirmou que uma investigação foi lançada sobre as razões por trás das falhas de manutenção, suspendendo a frota de 45 helicópteros de voar como uma “precaução”.
“A frota foi suspensa por medida de segurança. A questão está relacionada à aplicação da política de manutenção do helicóptero no sistema de suporte de TI do helicóptero. O Departamento da Defesa e a Airbus Australia Pacific estão atualmente trabalhando em colaboração para remediar esse problema”, completou o comunicado de 20 de junho.
Segundo informações da imprensa australiana, a transmissão da aeronave deve passar por uma revisão completa a cada dois grandes ciclos de manutenção. Isso deveria ocorrer na Airbus na França, mas há uma escassez global de transmissões, então eles fazendo reciclagens nestas peças e remontando-as como se fossem zero.
Isso significa que há aeronaves voando como se tivessem transmissões novas, o que é um grande problema, pois não há uma maneira precisa de garantir a segurança e uma falha na transmissão é considerada catastrófica, que já teria derrubado um MRH-90 no passado.
Os problemas com os Taipan motivaram o Governo Australiano a formalizar junto ao Governo Americano em 22 de outubro de 2020, um pedido de cotação de preço e disponibilidade para a compra de helicópteros Sikorsky HH-60W Jolly Green II ou MH-60M Black Hawk via Foreign Military Sales (FMS), para equipar as forças espaciais do Exército Australiano. Esta nova restrição aliada aos problemas de manutenção, certamente irão repercutir na questão da futura aquisição de um novo helicóptero.
@CAS