Exército Argentino deverá adquirir Diamond DA62 para missões ISR. O Ministério da Defesa da Argentina irá negociar a aquisição de cinco bimotores Diamond DA62MPP. Através de uma alteração da Lei Orçamentária, foram destinados o total de US$ 34,5 milhões para a aquisição das aeronaves que serão usadas para aumentar sua capacidade de vigilância, reconhecimento e inteligência (ISR) do Exército Argentino (EA).
Entre as razões alegadas para modificar o orçamento, o presidente Alberto Fernández, sustentou que o país está em “estado de emergência pública em questões econômicas, financeiras, fiscais, administrativas, previdenciárias, tarifárias, energéticas, sanitárias e sociais”. Neste contexto, “é necessário reforçar os créditos do Ministério da Defesa para cobrir as despesas de funcionamento e o financiamento do Fundo de Defesa Nacional (FONDEF)”, bem como para o Estado-Maior do Exército e da Força Aérea Argentina.
De acordo com o decreto, os aviões serão destinados para o Batallón de Aviación de Apoyo de Combate 601 do Exército Argentino (EA), baseado no Campo de Mayo, província de Buenos Aires. O contrato deverá incluir os componentes para instalação dos sistemas ISR nas aeronaves.
Em 2017 a Aviação do Exército incorporou três Diamond DA42, matrículas AE-043, AE-044 e AE-045, que por questões técnicas e orçamentárias voaram muito pouco, até serem retirados de operação temporariamente. Conforme noticiamos em outubro de 2020, o Ministério da Defesa e a Fábrica Argentina de Aviones (FAdeA) assinaram um contrato para recolocar em operação as três aeronaves, que necessitam passar por inspeções obrigatórias, troca de componentes vencidos, substituição dos motores.
Atualmente a fabricante austríaca Austrian Diamond Aircraft Industries oferece o Diamond DA62 MPP Guardian, uma versão equipada com sensores aéreos multifuncionais, especialmente projetadas para missões de vigilância e reconhecimento. De acordo com as informações do fabricante, os kits de missão podem ser montados em pontos rígidos e pods localizados no nariz e na parte inferior da fuselagem, bem como nos compartimentos de bagagens.
@FFO