Exército Argentino compra radares de defesa aérea RMF-200. No dia 3 de janeiro o Governo Argentino nunciou um reforço para a defesa aérea do Exército Argentino, ao confirma a comprar de um sistema de radar tático de defesa antiaérea INVAP RMF-200.
A aquisição foi feita pela por meio da Portaria 1330/2022 que autoriza a contratação direta da empresa argentina INVAP pelo Exército Argentino para compra um sistema de radar tático de defesa antiaérea RMF-200 por US$ 21.790.000. O contrato prevê a entrega de três radares mais um kit de manutenção, a serem montados em veículos que serão fornecidos pelo Exército Argentino. Além disso, propõe-se a adição de equipamentos de comunicação e um classificador automático de alvos detectados. O prazo de entrega do material é de 42 meses e destina-se a substituir os antigos radares Cardion AN/TPS-44 Alert.
O RMF-200 é um radar multifuncional de abertura eletrônica e abertura sintética (AESA) baseado no RPA-200, de tamanho menor, para poder ser instalado em veículos e orientado para uma gama mais ampla de missões, pois pode detectar alvos em no solo, na superfície do mar ou voando a baixíssima altitude, o que o torna ideal para missões de defesa aérea ou para proteger instalações contra todos os tipos de ataques.
Funciona em Banda X, 3D com antena de feixe empilhado de formação de feixe digital (Digital Beamforming), com capacidade adaptável de gerenciamento de recursos, tem design modular e escalável, pode rastrear mais de 600 alvos simultâneos, com orientação automática e georreferenciamento, com disponibilidade H24 para todos os tipos de clima, projetado para implantação rápida, com versões para fixo instalações. Ele terá consoles operacionais portáteis, interfaces flexíveis para integração personalizada (sistemas de armas, links de dados, software C3, etc.) e, opcionalmente, um IFF pode ser adicionado.
A cobertura é de 360°, com elevação maior que 70°, capacidade de giro de 7,5 a 60 RPM, precisão com alcance de 10 m, azimute menor que <0,2° e elevação menor que 0,4°. A antena pesará menos de 250 kg, com largura de um metro e altura de 50 cm. O alcance instrumentado será de 200 km, terá modos 1, 2, 3/A, C, S, será alimentado por linha ou gerador: 110-240VAC 50-400Hz, com um consumo de energia inferior a <3 kW.
Fonte: INVAP.
@CAS