Exército Americano pronto para receber os primeiros UH-60V. Em 13 de julho, Oficiais da Aviação da Senior Army National Guard (ARNG) estiveram no Aeroporto Internacional de Huntsville (IATA: HSV / ICAO: KHSV), Alabama, para uma demonstração de voo do programa Sikorsky UH-60V Black Hawk modernizado. Em breve, a unidade estará recebendo o primeiro helicóptero deste modelo.
O UH-60 “Victor” é um retrofit do UH-60L, que inclui muitas atualizações, entre elas o novo glass cockpit, semelhante ao encontrado nos UH-60M. O cockpit atualizado aumenta a consciência situacional e reduz a carga de trabalho dos pilotos, resultando em um helicóptero mais seguro e eficiente.
Em 2014 a Northrop Grumman Corporation recebeu um contrato para atualizar os UH-60L Black Hawk para a cabine digitalizada do Integrated Avionics Suite. O glass cockpit é totalmente integrado e baseado em arquitetura aberta, e substitui os antigos instrumentos analógicos por instrumentos eletrônicos digitais.
Com esta modificação, o UH-60V fica com uma interface piloto-aeronave (PVI – Pilot-Vehicle Interface) muito similar ao UH-60M, o que é uma grande vantagem para os usuários, principalmente no tocante ao treinamento dos tripulantes, que já estão familiarizados com o sistema.
O primeiro UH-60V foi entregue em meados de 2017 para a Diretoria de Testes de Voo da Aviação do Exército dos EUA (AFTD – US Army Aviation Flight Test Directorate), para a primeira fase de testes e avaliações. Esta fase foi seguida pela LUT (Limited User Testing), onde foram checadas a prontidão operacional, capacidades e compatibilidade com a PVI UH-60M. Em 2019, as avaliações foram concluídas, e o UH-60 Victor entrou na fase de produção inicial LRIP (Low Rate Initial Production).
De acordo com o banco de dados da Scramble Magazine, os seguintes UH-60Vs estão ativos na AFTD: 90-26242, 90-26252, 90-26302, 95-26646 e 00-26871
Com este programa de modernização da frota legada atual, o US Army terá helicópteros UH-60V com capacidades semelhantes aos UH-60M, com um valor significativamente inferior ao de uma aeronave nova. Esta semelhança entre os dois modelos, também reduzirá os gastos em treinamento de tripulantes. Espera-se que cerca de 600 helicótperos UH-60L sejam convertidos para a versão UH-60V.
A primeira unidade a receber o Black Hawk atualizado será o Eastern Area ARNG Aviation Training Site (EAATS), Fort Indiantown Gap, Pensilvânia, o que deverá ocorrer em alguns dias.
Fonte: Scramble Magazine