O U.S. Army Combat Capabilities Development Command (DEVCOM) Soldier Center, realizou recentemente um lançamento aéreo de avaliação do novo sistema ATAX.
A empresa IrvinGQ (formalmente Airborne Systems Europe) anunciou que o Soldier Center DEVCOM, em conjunto com a equipe de apoio do Yuma Proving Ground, e uma aeronave C-130A (N121TG) da Guarda Aérea Nacional (ANG – Air National Guard), realizou o terceiro lançamento de avaliação do sistema de lançamento aéreo ATAX Land. Foi mais uma oportunidade para o Departamento de Defesa (DoD) avaliar na prática os benefícios do ATAX em campo.
O ATAX Land é um sistema de lançamento aéreo modular multifuncional, rápido e terrestre (e naval), que oferece uma capacidade de lançamento aéreo significativamente melhorada em relação aos sistemas atuais. Os airbags reutilizáveis oferecem vantagens significativas em relação aos métodos tradicionais. Eles reduzem a preparação da carga, principalmente com amarração, eliminando materiais consumíveis, além de reduzir significativamente as forças de choque transmitidas à carga, melhorando significativamente a capacidade drive-on drive-off.
O módulo padrão têm 8 pés (2,43 m) de comprimento, e 108 polegadas (2,74 m) de largura. Até quatro módulos podem ser interconectados para formar uma plataforma de 32 pés (9,75 m), projetada para acomodar cargas com peso variando de 1.143 kg (2.520 lb) até 19.051 kg (42.000 lb), no caso de lançamentos aeroterrestres.
O DEVCOM Soldier Center e a IrvinGQ estão trabalhando em conjunto, sob um Acordo Cooperativo de Pesquisa e Desenvolvimento (CRADA – Cooperative Research & Development Agreement), compartilhando dados e resultados com várias nações aliadas.
“O ATAX é um candidato no atual programa de registro (POR – Program-Of-Record), conhecido como RRDAS (Rapid Rigging Derigging Airdrop System) sendo executado pelo US Army Product Manager Force Sustainment Systems (PM FSS). Espera-se que o sistema selecionado no RRDAS POR seja utilizado para entregar de veículos terrestres não tripulados, que é um programa patrocinado pelo US Transportation Command, lançado no ano fiscal DoD 22″, disse Richard Benney, Director of the Soldier Sustainment Directorate at the Soldier Center.
Novos testes serão realizados em 2021, usando sistemas ATAX de propriedade dos EUA, financiados por um escritório do programa Foreign Comparative Test (FCT). Nessas novas avaliações, serão aumentado o peso da carga aerotransportada e o número de módulos combinados.
@FFO