Exercício Tigerfish testa tripulações MH-60R da Marinha Australiana. Os helicópteros Sikorsky MH-60R Seahawk do Esquadrão No. 816 (Sqn 816), da Real Marinha Australiana (RAN – Royal Australian Navy), finalizaram o Exercício Tigerfish, para treinamento de combate de guerra de superfície e antissubmarino.
Baseados na Estação Aérea Naval Air (NAS) de Nowra (IATA: NOA / ICAO:YSNW ), os Seahawk do Sqn. 816 realizaram lançamentos de torpedos de exercício recuperáveis e dispararam mísseis e foguetes ar-superfície de precisão, em vários alvos de superfície e submersos na costa leste do país. As manobras objetivaram o adestramento dos tripulantes MH-60R, para praticar e desenvolver as suas capacidades no emprego de armamentos contra alvos reais.
Com o suporte e colaboração de unidades da Fleet Air Arm e de agências de apoio, nas duas semanas do Exercício Tigerfish, foram realizados 16 lançamentos de armas reais. O Comandante do Esquadrão 816, 1º Tenente Comandante Matthew Hudson, falou sobre a importância do exercício para o treinamento dos tripulantes.
“O sucesso do Tigerfish foi crucial para promover a capacidade do MH-60R e aumentar a letalidade de nossas tripulações. Para os participantes, o exercício proporcionou uma oportunidade valiosa de aprimorar habilidades complexas obtidas em simuladores de aeronaves com armas reais em cenário real”, disse o Comandante.
A Tenente de Aviação de Guerra Eliza Josey, disse que esperava o momento para colocar em prática o treinamento sintético recebido nos simuladores, e utilizar a munição real.
“O benefício do treinamento que recebemos em disparar armas reais é inestimável e a oportunidade de empregar várias armamentos, fornece aos tripulantes a capacidade de aprimorar as táticas em cenário de combate real”, disse a Tenente Josey.
Para as equipes de manutenção do Esquadrão No. 816, o exercício dos procedimentos de carregamento de munições reais ajuda a garantir o treinamento eficaz para apoiar as aeronaves que entram em conflito potencial. O gerente de manutenção Suboficial Matthew Cooney, disse que o exercício deu à sua equipe a chance de aumentar a familiaridade com as complexidades que cercam os procedimentos de carregamento de armamentos reais.
“Participar do Exercício Tigerfish nos permite, atualizar e colocar em prática as habilidades que nos foram repassadas em treinamentos anteriores”, disse Matthew.
Atualmente a frota da RAN está composta 24 helicópteros MH-60Rs Seahawk, distribuídos nos Esquadrões No. 816 “Imitate the action of the tiger” e No. 725 “Be aggressive”, ambos baseados na NAS Nowra.
Fonte: MD Austrália