Entre 17 e 21 de agosto foi realizada no Equador, um encontro que reuniu oficiais de 30 países que participarão do Exercício Multinacional UNITAS LXI-EQUADOR 2020, que ocorrerá na costa da cidade equatoriana de Manta, entre 02 a 11 de novembro de 2020.
A Conferência de Planejamento Intermediário (MPC) reuniu oficiais das Marinhas da Alemanha, Argentina, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Honduras, Itália, Peru, Reino Unido, República Dominicana e Uruguai. No encerramento do encontro, foi realizada uma vídeo-conferência com militares navais de todos os 70 países que participarão da UNITAS LXI.
O Contra-Almirante Diego Sosa Ocampo, Chefe do Estado-Maior General do Comando de Operações Navais, proferiu as palavras da Marinha do Equador, onde destacou o trabalho conjunto que está sendo realizado entre todos os países participantes, para alcançar todos os objetivos traçados e manter interoperabilidade entre as marinhas envolvidas neste exercício.
Do mesmo modo, o Capitão Peter Ehlers-CDS 40 Deputy, em nome da U.S.Navy, manifestou o compromisso e o esforço de todos envolvidos, o que é digno de nota, especialmente nas situações actuais. que são vividos globalmente, e disse que sem dúvida será realizado com sucesso.
O Equador sediará entre 02 e 11 de novembro o maior exercício naval realizado anualmente pela U.S. Navy com frotas navais de nações amigas da América Latina e outros países. São exercícios navais combinados para fins de segurança da região, e para fortalecer a confiança e integração das Forças Navais do continente.
O exercício marítimo UNITAS surgiu da Primeira Conferência Naval realizada no Panamá em 1959, no âmbito do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR), e a cada ano a sua sede muda, alternando-se entre o Atlântico, Pacífico e Caribe.
@FFO