Exercício Multinacional Iniochos 2022. A Força Aérea Helênica (HAF) está realizando na Base Aérea de Andravida, na Grécia, o Exercício anual Iniochos 2022. A edição deste ano está sendo realizado entre os dias 28 de março e 08 de abril, e reúne cerca de 80 aeronaves de cinco países convidados, além da anfitriã.
Além de diversas unidades da HAF, participam do Iniochos 2022 a Força Aérea do Chipre (com helicóptero AW139), Eslovênia (PC-9), França (Rafale e AEW), Israel (F-16, G550 e Boeing 707) e Itália (Panavia Tornado). Além desses participantes, enviaram observadores a Albânia, Arábia Saudita, Áustria, Canadá, Croácia, Egito, Índia, Kuwait, Macedônia do Norte, Marrocos e Reino Unido.
“Durante 10 dias, a Grécia atrairá o interesse global da aviação militar ao realizar um dos exercícios mais exigentes, o Iniochos 22, que combinado com o exercício multinacional de Operações Especiais Orion-22 envia uma forte mensagem de dissuasão. Nós nos concentramos na superioridade aérea e na interoperabilidade com as alas helênicas no epicentro, contribuindo para a segurança e estabilidade regional”, disse o General Konstantinos Floros, Chefe do Estado-Maior da Defesa Nacional Helênica.
O objetivo do Exercício Iniochos é expor os participantes a um cenário de combate moderno, realístico e dinâmico, com um ritmo intensivo de surtidas, testando a resistência física e psicológica dos combatentes. Entre as missões da Iniochos estão Operações de Defesa Aérea (ADO), Operações Aéreas de Contra-Ofensiva (OCA), ataque à superfície (terrestre e marítimo), ataques a Alvos Sensíveis ao Tempo (TST), Ataque de Ativos Aerotransportados de Alto Valor (HVAA), Apoio Aéreo Aproximado (CAS), interdição aérea, busca e resgate em combate (CSAR), missões de reconhecimento (RECCE), entre outras.
A primeira edição do Iniochos aconteceu em 1988 e envolveu apenas unidades da Força Aérea Helênica. Em abril de 2015 o exercício passou para o formato INVITEX (Exercício de Convite), com a participação de forças aéreas estrangeiras convidadas. Na primeira edição, participaram a Força Aérea Israelense (IAF) e uma unidade das Forças Especiais do Comando da Força Aérea dos Estados Unidos na Europa (SOF USAFE).
@FFO