Exercício Multinacional Combinado Ocean Hit 2022. Organizado pela Marine Nationale Francesa (MN), o exercício multinacional combinado Ocean Hit 2022 foi realizado entre 13 e 24 de junho. Participaram das operações navios e aeronaves da MN, elementos do Armée de Terre (Exército Francês), além de aeronaves da Armée de l’Air et de l’Espace Francesa (AAE), Força Aérea Helênica (HAF), Força Aérea Suíça (SAF) e Royal Air Force (RAF).
As operações aéreas foram concentradas principalmente na Base d’Aéronautique Navale (BAN) de Landidivisiau, sede de uma das três “Flotilles” (Esquadrões) da MN, equipados com Dassault Rafale M.
Para se preparar as operações do porta-aviões Charles de Gaulle (R91), um dos desafios do exercício foi trabalhar a partir de diferentes bases aéreas, em um ambiente complexo de inteligência e capacidade de interceptação do “inimigo”.
O Ocean Hit 2022 é um grande exercício combinado de prontidão operacional de combate aeronaval de alta intensidade, organizado pelo Grupo Aerotransportado (GAé) da MN. Através de missões de alta complexidade, em cenários de combates aéreos, proteção naval e apoio da força terrestre, o Exercício ajuda a melhorar o nível de cooperação e interoperabilidade entre os participantes, além de ser uma importante oportunidade para troca de experiências.
Durante o exercício, os participantes realizaram catorze surtidas mistas em COMAO (Composite Air Operations), permitindo reforçar a interoperabilidade entre as unidades. Em dois COMAOs, foram realizados disparos de munição real pela Fragata Multifuncional Europeia Aquitaine (D650) dentro do desdobramento tático da missão.
As unidades aéreas participantes foram:
França, Marine Nationale
Armée de l’Air et de l’Espace
Força Aérea Helênica
Força Aérea Suíça
Royal Air Force
@FFO