• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Exercício histórico entre a IAF e a Luftwaffe

18 de agosto de 2020
Formação liderada por um G550 da IAF, lidera um elemento de Typhoon da Luftwaffe e outro elemento de F-16D da IAF no dia 18 de agosto com os comandantes das duas Forças Aéreas, para uma cerimônia que sobrevoou o campo de concentração de Dachau e da Base Aérea de Fürstenfeldbruck, próximos a Munique (Foto: Luftwaffe).

“Em nome da Força Aérea Alemã, é uma honra para mim dar as boas-vindas à Força Aérea Israelense, que está entrando no espaço aéreo alemão pela primeira vez na história. Gen. Amikam e meus amigos israelenses, agora os nossos Blue Wings voam lado a lado! ”

Com estas palavras, o Generalleutnant Ingo Gerhartz, comandante da Luftwaffe, liderando um elemento de Eurofighter Typhoon, deu as boas vindas para o General Amikam Norkin, a bordo do Gulfstream G550 Nachshon-Eitam da Força Aérea de Israel (IAF 522).

Formação de F-16D da IAF e Typhoon da Luftwaffe (Foto: IAF).

Pela primeira vez na história, a Força Aérea de Israel participa de operações em território alemão. Serão duas operações que ocorrerão na Base Aérea de Nörvenich, próximo a Colônia, entre os dias 17 e 28 de agosto de 2020.

F-16C Barak do 101 Sqn da IAF (Foto: IAF).

Na primeira semana o exercício Blue Wings 2020, envolverá apenas a IAF e Luftwaffe, enquanto a segunda semana ocorrerá o MAGDAYS  (Multinational Air Group Days), um evento internacional da OTAN que ocorre quatro vezes por ano no norte da Europa. A Força Aérea de Israel participará pela primeira vez como convidada da Alemanha.

Typhoon alemão escolta um G550 israelense (Foto: Luftwaffe)

A IAF enviou para a Alemanha cerca de 180 militares, seis F-16C/D Barak, baseados em Hatzor, sendo três do 101 Sqn “The First Fighter” e três do 105 Sqn “The Scorpion”. Dois Boeing KC-707 Re’em do 120 Sqn para reabastecimento em voo, e dois Gulfstream G550, do 122 Sqn da Base Aérea de Nevatim, sendo um Nachshon-Eitam CAEW (Conformal Airborne Early Warning) e um Nachshon-Shavit SIGINT para detecção de sinais e inteligência.

F-16D-CF Block 40 Barak do 105 Sqn decola a full pós-combustão para o exercício com a Luftwaffe (Foto IAF).
Typhoon saúdam o IAF 522 com o Cmte da Força Aérea de Israel em sua chegada a Alemanha em 17 de agosto para o exercício Bleu Wings.

Originally tweeted by Team_Luftwaffe (@Team_Luftwaffe) on 17 de August de 2020.

Por sua vez, a Luftwaffe participará com os Eurofighter Typhoon do Taktisches Luftwaffengeschwader 31 (TLG31) “Boelcke”, baseados em Nörvenich.

Os primeiros movimentos de aeronaves da IAF na Alemanha ocorreram na semana passada, quando vários Hércules K/C-130H/J visitaram Nörvenich, transportando tropas, equipamentos e suprimentos de Israel.

C-130J -30 da IAF em Base Aérea de Nörvenich (Foto: IAF).

A cooperação entre as forças aéreas da Alemanha e de Israel se intensificou nos últimos anos. A Luftwaffe utiliza há muito tempo no Afeganistão e no Mali, as aeronaves não tripuladas (UAS) Heron TP, fabricadas pela Israel Aerospace Industries, cujo treinamento das equipes alemãs ocorre em Israel. Em 2017 e 2019, caças alemães participaram da série de exercícios Blue Flag no deserto de Negev, em Israel.

Na manhã de terça-feira 18 de agosto, foi realizada uma cerimônia para lembrar dois fatos históricos envolvendo os países. Um Gulfstream G550 da IAF, transportando os comandantes de ambas forças aéreas, liderou uma esquadrilha com dois F-16 da IAF e dois Typhoons da GAF, durante  o sobrevoo do campo de concentração de Dachau e da Base Aérea de Fürstenfeldbruck, próximos a Munique.

C-130H da IAF chegando a Base Aérea de Nörvenich (Foto: Luftwaffe).

Dachau foi um campo de concentração estabelecido 1933 por Adolf Hitler, que inicialmente abrigava prisioneiros políticos. O local foi um protótipo para todos os outros campos de concentração que em 12 anos de existência reuniu mais de de 200.000 prisioneiros, com mais de 41.500 executados. Os sobreviventes foram libertados pelas tropas americanas em abril de 1945 e o antigo campo agora é o lar de um Memorial.

Um dos dois Dois Boeing KC-707 “Re’em” do 122 Sqn da IAF chegando a Alemanha (Foto: IAF).

Uma antiga base de treinamento da Luftwaffe de Fürstenfeldbruck, foi o local do massacre dos Jogos Olímpicos de Munique em 1972. Terroristas palestinos do grupo Setembro Negro mataram dois membros da delegação olímpica israelense na vila olímpica e levaram outros nove como reféns. Durante a tentativa de libertá-los, nove atletas e treinadores israelenses, além de um policial da Alemanha Ocidental morreram na pista da base aérea.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login