Ocorre entre 14 de 28 de janeiro, na Base Naval dos EUA em Guam, no Pacífico Ocidental, o exercício multinacional ASW (guerra anti-submarino) “Sea Dragon 2021”, desenvolvido pelas unidades de patrulha naval dos países do “Quad”, mais o Canadá, como convidado.
O grupo Quad (Quadrilateral Security Dialogue), reúne a Índia, Japão, Estados Unidos e Austrália, e tem por objetivo manter um alinhamento estratégico para questões de segurança marítima na região Indo-Pacífico.
O Exercício ASW Sea Dragon 2021, envolve unidades de patrulha marítima com aeronaves de asas fixas, com objetivo de treinamento de guerra anti-submarino. Os tripulantes dos países envolvidos, terão a oportunidade de planejar, discutir e aprimorar táticas e doutrinas para otimizar as operações nas suas unidades. Estão previstas mais de 125 horas de voos com missões de rastreamento de alvos simulados. O ponto culminante será a “caça” e “eliminação” do submarino nuclear americano USS Chicago (SSN 721), que estará na região compondo os exercícios.
Participam desta edição do Sea Dragon, as quatro forças do “Quad”, a U.S. Navy (USN), a Real Força Aérea Australiana (RAAF), a Marinha Indiana (IN), todas com aeronaves P-8 Poseidon, além da Força Naval de Auto-Defesa do Japão (JMSDF) com as suas aeronaves Kawasaki P-1. A Força Aérea Real Canadense (RCAF), participa com o Lockheed CP-140 Aurora.
@FFO