Excon Tápio prepara militares para combate em guerra irregular. Contribuir para a paz entre as nações faz parte do trabalho das Forças Armadas. Nesse contexto, ocorre a 5ª edição do Exercício Conjunto (Excon) Tápio 2022, treinamento militar voltado para o combate a forças insurgentes ou paramilitares em contexto de guerra irregular ou de 4ª geração. Esse tipo de conflito não é originado por Estados, mas por grupos criminosos ou terroristas. As atividades visam preparar as tropas para uma possível atuação em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).
O Ministro da Defesa e autoridades da Pasta estiveram na Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para acompanhar a segunda fase do Excon, do qual participam 52 militares da Marinha do Brasil (MB), 51 do Exército Brasileiro (EB) e 733 da Força Aérea Brasileira (FAB), além de 100 militares da Guarda Nacional Americana. Esta é a segunda vez que membros das Forças Armadas americanas fazem parte da atividade.
Durante a visita institucional, a comitiva da Defesa percorreu o campo de treinamento, onde se desenvolvem as atividades de simulação de cenários de guerra não convencional. As autoridades observaram, também, as 33 aeronaves em operação, sendo aviões de transporte e helicópteros brasileiros e norte-americanos.
Fases
O Excon Tapio ocorre em duas fases: a primeira, entre 7 e 14 de agosto, voltada para habilitar homens de resgate nas técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar Tático. Já a segunda ocorre entre 15 de agosto e 2 de setembro, com simulações de cenários de guerra irregular, que envolvem missões de ataque, reconhecimento aeroespacial e infiltração aérea.
A 5ª edição da Operação tem algumas inovações, como reabastecimento de aeronaves em voo. No caso, o procedimento é realizado por meio do abastecimento de um helicóptero a partir de outro. A aeronave abastecedora possui quantidade de combustível suficiente para transferir para as demais e ainda se manter em voo seguro.
Resgate
Uma das simulações prevê o resgate de um piloto ferido localizado em solo inimigo. Seis paraquedistas da Força-Tarefa de Busca e Salvamento em Combate Combinada, composta por membros da FAB e da Força Aérea Americana (USAF), são designados para a operação. Esse foi o cenário da demonstração operacional presenciada pela comitiva, que terminou com o salto da equipe e apoio ao militar ferido.
Concepção – O Exercício Tápio teve início em 2018, para treinar esquadrões da FAB e Unidades de Infantaria do Comando de Preparo da Força no cumprimento de ações de Força Aérea em cenário similar ao encontrado em missões de paz da ONU.
Fonte: Ministério da Defesa
@FFO