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EXCON Tápio: Imagens da USAF em Campo Grande

25 de agosto de 2021
EXCON Tápio: Imagens da USAF em Campo Grande (Fotos: Patrick Krug).

EXCON Tápio: Imagens da USAF em Campo Grande. No último sábado (21/08), dois C-17A Globemaster III da USAF pousaram na Base Aérea de Campo Grande – Ala 5 (MS), trazendo a bordo cerca de 80 militares e dois helicópteros HH-60G Pave Hawk, que participam do Exercício Conjunto Tápio 2021 (EXCON Tápio), realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Os C-17A pertencem à frota da New York Air National Guard (Fotos: Patrick Krug).

Os C-17A que visitaram a Ala 5, pertencem à New York Air National Guard (NY ANG). Matriculados AF 95-0105 (c/n 50034/F033/P30) e AF 00-0177 (c/n 50085/F084/P77), eles são operados pelo 137th Airlift Squadron (137th AS), da 105th Airlift Wing (105th AW), sediada na Base Aérea da Guarda Nacional de Nova Iorque, contígua ao Aeroporto Internacional de Stewart (SWF/KSWF).

Os C-17 voltaram ao Brasil no próximo final de semana (Fotos: Patrick Krug).

Curiosamente o AF 95-0105 foi o primeiro C-17A recebido pela 105th AW. Ele chegou na unidade em 18 de julho de 2011, iniciando o processo de transição da frota, com a incorporação de oito novos Globemaster III, que substituíram uma dúzia de C-5A Galaxy, que até então compunham a frota da unidade.

Escudos da 105th AW e 137th AS da NY ANG (Fonte: 105 AW).

Os Globemaster III retornaram para os Estados Unidos, após o desembarque dos helicópteros e militares. Eles deverão voltar ao Brasil em 28/08, para buscar as equipagens após a participação no EXCON Tápio.

Os helicópteros HH-60G Pave Hawk, matrículas 05-27065 e 02-26970, são operados pelo 101st Rescue Squadron (101 RQS), da 106th Rescue Wing da NY ANG, sediado na Francis S. Gabreski Air National Guard Base (FOK/KFOK), em Westhampton Beach, Nova Iorque.

Os HH-60G da NY ANG durante o primeiro voo de testes em Campo Grande (Fotos: Patrick Krug).

Os primeiros voos dos helicópteros HH-60G em Campo Grande, aconteceram ontem (23/08). Eles são uma versão especializada para missões de Busca e Salvamento em Combate (C-SAR), podendo voar sob quaisquer condições de luminosidade. Possuem modernos sistemas de navegação e comunicação, o cockpit está preparado para utilização de óculos de visão noturna (NVG – Night Vision Goggles), e estão equipados com pod FLIR, radar de busca, e tanques de combustível auxiliares internos, além da sonda de reabastecimento em voo, que lhe confere uma grande autonomia.

  • Escudo do 101st RQS
Escudos do 101st RQS e da 106th RQW (Fonte: 106 RQW)

No EXCON Tápio, os Pave Hawk e os militares americanos atuarão ao lado das aeronaves e tropas das Força Armadas brasileiras, em missões C-SAR e apoio aproximado, no cenário de combate simulado da operação. Saiba mais sobre o Exercício, clicando aqui.

@FFO

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