EXCON Tápio: dois C-17A da USAF na Base Aérea de Campo Grande. Na tarde de sábado (21/08), duas aeronaves de transporte Boeing C-17A Globemaster III da USAF, pousaram na Base Aérea de Campo Grande – Ala 5 (MS). Eles trouxeram militares americanos, equipamentos e dois helicópteros Sikorsky HH-60G Pave Hawk, que participarão do Exercício Conjunto Tápio 2021 (EXCON Tápio 2021).
Empregados em missões de busca e resgate em ambientes de combate (C-SAR), os Pave Hawk estão equipados com modernos aviônicos para operações em qualquer condição de luminosidade e meteorologia, possuem sonda retrátil de reabastecimento em voo (REVO) e gancho de carga externa. São armados com duas metralhadoras 7.62 mm ou .50, e tem sistemas de autoproteção RWR (Radar Warning Receiver) e contra-medidas chaff/flare.
Conforme a Força Aérea, a presença de nações amigas nesse tipo de treinamento é uma oportunidade para o intercâmbio de experiências e desenvolvimento doutrinário da FAB, contribuindo para possíveis participações do País em missões previstas nos acordos de paz da UN.
Exercício Conjunto Tápio
O Exercício Conjunto Tápio tem por objetivo adestrar as Unidades Aéreas e de Infantaria da FAB e das Forças Singulares no cumprimento de ações em cenário de guerra irregular, assimétrica, regional e limitada. A atividade é realizada anualmente, desde 2017, e vem ganhando cada vez mais importância no âmbito da FAB e do Ministério da Defesa.
Reforçando a capacidade de atuação da FAB, a realização do adestramento é fundamental para garantir a continuidade da capacitação operacional dos militares da Instituição e a pronta-resposta para emprego em diversas missões que são executadas pela Força Aérea. A manutenção da qualificação e capacitação operacional garantem que os militares estejam preparados para atuar e comprovam, também, a alta capacidade de interoperabilidade entre organizações.
Na edição deste ano, a FAB empregará aeronaves de caça A-1 AMX e A-29 Super Tucano, transporte C-130 Hércules, C-105 Amazonas e C-98 Caravan, reconhecimento E-99 e R-99, além de asas rotativas H-36 Caracal e H-60L Black Hawk.
@FFO