

EXCLUSIVO: dois AMX da FAB sofrem abalroamento ao pousar em Santa Maria. Dois jatos A-1 AMX do 1º/10º Grupo de Aviação (1º/10º GAv) “Esquadrão Poker” se envolveram em um incidente no pouso ao retornar de uma missão de treinamento de rotina. O fato ocorreu na terça-feira (10/02), na Base Aérea de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, e não deixou feridos.
Conforme informações obtidas com exclusividade pela Revista Força Aérea, os dois A-1M se envolveram em um abalroamento traseiro ao pousar em ala (juntos), em Santa Maria. Após tocar na pista, o “número 2” teria sofrido problemas nos freios (anti-skid), colidindo com o “Líder”, que estava logo à frente e reduzindo a velocidade. Conforme imagens de testemunhas (não divulgadas publicamente), ambos os jatos sofreram danos leves, sendo que o profundor da aeronave do Líder teria sido bastante afetado.
Em nota oficial, a Força Aérea Brasileira confirmou o incidente, mas não forneceu muitos detalhes:
“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Comando de Preparo (COMPREP), informa que, durante atividades de rotina na Base Aérea de Santa Maria (BASM), foi registrado um incidente operacional entre duas aeronaves A-1 AMX.
A FAB ressalta ainda que não houve vítimas, todos os protocolos de segurança foram executados, e as aeronaves foram encaminhadas para manutenção.
Os treinamentos e atividades seguem rígidos padrões de segurança e todas as medidas necessárias foram adotadas para evitar novos incidentes.”
Com cerca de 40 anos em operação, o jato de ataque e reconhecimento tático ítalo-brasileiro AMX está na fase final da sua vida útil. O “Esquadrão Poker” de Santa Maria é o último operador mundial dessas aeronaves, que nas décadas de 1980 e 1990 a Força Aérea Brasileira foi a maior operadora, seguida da Aeronáutica Militare Italiana.
Atualmente, seis A-1M compõem a frota operacional da FAB, que tem o mês de dezembro de 2027 como a data oficialmente estabelecida para a aposentadoria das últimas aeronaves, encerrando a história do AMX na FAB e no mundo.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO