Ex-piloto de caça da FAB se aposenta da linha aérea comercial aos 79 anos e mais de 47 mil horas de voo. Após 17 anos voando Boeing 737 na Gol Linhas Aéreas, o 1º de novembro de 2024 marcou o último dia de trabalho na carreira comercial do Comandante José MOURÃO Filho. Ex-piloto de Mirage III no 1º GDA “Esquadrão Jaguar” da Força Aérea Brasileira (FAB), o veterano Cmte Mourão deixa a profissão com nada menos que 79 anos e meio de idade e a incrível marca de 47 mil horas de voo!
Nos primórdios da então 1ª ALADA (posteriormente 1º GDA), em 1974, o Cmte Mourão fez parte da primeira turma de Caçadores formados no Brasil para voar os supersônicos F-103 Mirage III, tendo como instrutores os chamados “Dijon Boys” (militares brasileiros formados na França em 1972 e responsáveis por introduzir o Mirage III na FAB).
Após concluir a formação como Caçador, Mourão recebeu a designação “Jaguar 12”, por ter sido o 12º piloto de Mirage III do “Esquadrão Jaguar”. Esta numeração sequencial é mantida até os dias de hoje. Atualmente a Unidade opera modernos caças suecos F-39E Gripen e seu mais recente piloto tem como numeração “Jaguar 280”.
Mourão deixou o serviço ativo da FAB como Capitão Aviador, indo voar na Embraer como piloto de testes do AT-26 Xavante. Após isso, teve uma curta passagem pela VARIG onde voou os Lockheed L-188A Electra II. Ingressou na VASP voando os Boeing 737-200 e deixou a empresa como Comandante Master Internacional de McDonnell Douglas MD-11. Também voou jatos executivos do Governo de Estado de Minas Gerais, Boeing 727-200 cargueiros na Total, Fokker 100 na TAM e desde 2007 era Comandante de Boeing 737 na Gol Linhas Aéreas.
Na última sexta-feira, o Cmte Mourão realizou um voo muito especial para marcar o encerramento da sua vida profissional. Pilotando um Boeing 737 Max8 entre Porto Seguro (BA) e Belo Horizonte (MG), Mourão tinha entre seus passageiros alguns familiares. Ao tocar a pista de Confins pela última vez comandando um 737, a Torre de Controle do aeroporto, os funcionários da empresa e os passageiros prestaram uma linda homenagem ao simpático e carismático Comandante Mourão.
Naquele dia 1º de novembro de 2024, ao desembarcar do Boeing 737, o Cmte Mourão tinha 79 anos e meio de idade, o que o tornou o Piloto de Linha Aérea com maior idade em atividade no mundo, algo que merece registro no famoso livro dos recordes, o “Guiness Book”.
Bom e merecido descanso “Jaguar 12”. Aproveite esta nova etapa da sua vida, Comandante Mourão!
@FFO