

Eve Air Mobility divulga perspectiva de mercado de vinte anos e aponta expansão global da Mobilidade Aérea Urbana. A Eve Air Mobility, referência mundial em aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOL), publica o seu primeiro estudo de Perspectivas de Mercado Global de eVTOLs. O documento apresenta projeções para os próximos 20 anos, detalhando tendências de crescimento e demanda no segmento de mobilidade aérea urbana, além de analisar fatores sociais, regionais e aplicações que impulsionam esse mercado em desenvolvimento.
A análise foi elaborada a partir de dados de 1.800 cidades presentes no banco World Urbanization Prospects das Nações Unidas, informações de cerca de 1.000 aeroportos e mais de 27 mil helicópteros civis atualmente em operação.
“A publicação deste estudo reforça o entusiasmo e o dinamismo que temos vivenciado junto a clientes e parceiros institucionais ao redor do mundo”, afirma Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility. “Hoje, a Mobilidade Aérea Urbana se beneficia do crescimento populacional nas cidades, do aumento dos congestionamentos e da busca por soluções sustentáveis. A demanda é robusta e representa o início de uma profunda transformação na forma como as pessoas vão se deslocar e viver nos grandes centros urbanos.”

O lançamento do relatório antecede o Paris Air Show 2025, onde um dos destaques será a apresentação do mockup em escala real da Eve, apresentando a evolução de design que melhora o desempenho da aeronave. O modelo, exposto no pavilhão da Embraer, traz inovações como novo layout de cabine e hélices de quatro pás — melhorias projetadas para elevar os padrões de segurança, acessibilidade, conforto, desempenho e manobrabilidade, estabelecendo um novo patamar para a Mobilidade Aérea Urbana.
Projeção: Três Bilhões de Passageiros Transportados até 2045
De acordo com o estudo, a frota global de eVTOLs em operação poderá atingir 30 mil unidades até 2045, número necessário para atender à estimativa de três bilhões de passageiros transportados nesse período, gerando uma receita potencial de US$ 280 bilhões.
Entre as principais aplicações que devem impulsionar o crescimento do setor estão os serviços ponto a ponto em áreas urbanas, transporte conectando pontos urbanos a aeroportos, turismo, serviços médicos, operações corporativas, voos privados e fretamento. O relatório destaca ainda que o agravamento dos congestionamentos urbanos reforça a necessidade de alternativas inovadoras de mobilidade, especialmente diante da projeção da ONU de que dois bilhões de pessoas a mais passarão a viver em cidades até 2050.

Outros dados relevantes sobre o desafio da mobilidade urbana incluem:
Panorama Regional
A Eve projeta forte expansão na região Ásia-Pacífico, impulsionada pelos desafios de mobilidade nas megacidades e pelo crescimento da classe média. Na América do Norte, o cenário é favorável devido ao elevado volume de investimentos e à maturidade do ecossistema aéreo já estabelecido. A Europa tende a apresentar crescimento mais gradual, em função de desafios regulatórios. Já a América Latina, se consolida como um mercado promissor, onde os eVTOLs podem desempenhar um papel fundamental no enfrentamento dos desafios da rápida urbanização e na adoção de soluções sustentáveis. O Oriente Médio, embora menor em volume, tem grande potencial de ser um mercado lançador devido ao alto investimento em inovação e transporte sustentável. Na África, o potencial está associado à superação de limitações de infraestrutura resultantes do crescimento urbano acelerado e ao fortalecimento do turismo.

Fatores-Chave e Desafios para a Mobilidade Aérea Urbana
Apesar das perspectivas positivas, o desenvolvimento pleno da mobilidade aérea urbana depende da superação de desafios importantes, tais como:
A aceitação pública da Mobilidade Aérea Urbana dependerá do equilíbrio entre esses fatores.
Para acessar o Estudo Global de Perspectivas de Mercado de Mobilidade Aérea Urbana da Eve, clique aqui.
Fonte: Eve
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO