Airbus Defence and Space divulgou hoje – 12/02, que concluiu com sucesso um marco importante na fabricação do primeiro satélite Eurostar Neo, com a integração bem-sucedida dos Módulos de Serviço e de Comunicação do EUTELSAT HOTBIRD 13F.
A equipe da Airbus sediada em Portsmouth, entregou o Módulo de Comunicações EUTELSAT HOTBIRD 13F para a plant de Toulouse no início de janeiro de 2021, onde se juntou ao Módulo de Serviço produzido pelas plantas de Stevenage e Toulouse. O satélite EUTELSAT HOTBIRD 13F está agora começando sua série final de testes em preparação para seu lançamento.
Com a nova plataforma Eurostar Neo, a capacidade de carga útil poderá ser aumentada, com o Módulo de Comunicação sendo capaz de acomodar até 2 toneladas de carga útil e fornecer uma potência de mais de 25 kW. O EUTELSAT HOTBIRD 13F e 13G terão potência de 22 kW e massa de lançamento de apenas 4.500 kg.
“Este é um marco importante para o programa Eurostar Neo e é ainda mais notável por ter sido alcançado apesar da pandemia de Covid. Com maior capacidade de carga útil e sistemas de controle térmico e de energia mais eficientes, o Eurostar Neo combina grandes inovações com tecnologias testadas e comprovadas, resultando em uma linha de produtos que será confiável, ao mesmo tempo que oferece o melhor desempenho do mercado”.
François Gaullier, chefe de sistemas de telecomunicações da Airbus Space Systems.
A plataforma Eurostar Neo da Airbus foi desenvolvida no âmbito dos Projetos de Parceria da Agência Espacial Europeia (ESA – European Space Agency), juntamente com a agência espacial francesa (CNES – French Space Agency), e fortemente apoiada pela Agência Espacial do Reino Unido (UK Space Agency) e outras agências da Europa.
@CAS