European Air Transport Command conclui o ETAP-C 22-4 na Espanha. O chefe da Mobilidade Aérea do Ejército del Aire e Espacio (EdAE), General José Luis Ortiz-Cañavate Levenfeld, presidiu a cerimónia de graduação do curso de formação avançada de voo ETAP-C 22-4 na passada quinta-feira 15/09 na Base Aérea de Saragoça — Espanha.
Este curso, organizado pelo European Air Transport Command (EATC) em coordenação com o EdAE, contou com a participação de um A400M Atlas da Alemanha, um C295 da República Checa, um C130H de Portugal, um C-27J Spartan da Lituânia, um C130J Hercules da Itália e, além de um A400M e um C295 da Espanha. Além disso, um C130J do recém-criado Esquadrão Binacional de Transporte Aéreo (Binational Air Transport C-130J Squadron (BATS), uma unidade mista franco-alemã que combina tripulantes e recursos de ambos os países, participou pela primeira vez.
Aeronaves da ETAP-C 22-4
Mais de 150 pessoas participaram, incluindo tripulantes, mecânicos, instrutores e pessoal de planejamento, inteligência e operações, pertencentes às nações acima, além de membros do EATC e da Bélgica. Ao todo 34 tripulantes se formaram, após completarem com sucesso as missões necessárias. Além disso, 4 supervisores de carga da Itália, Romênia, República Tcheca e Lituânia se qualificaram como instrutores.
Durante o percurso são realizadas múltiplas missões de voo táctico a de baixo altura, numa ampla área restrita de treinamento aéreo que se estende pelas províncias de Saragoça, Teruel e Navarra. Estas missões incluíram operações de lançamento de pára-quedas, pousos em pistas de terra, infiltração e exfiltração de tropas, sendo fundamental o uso das instalações do Aeródromo Militar de Ablitas e do Campo de Tiro Bardenas Reales, bem como do campo de treinamento de San Gregorio. Além disso, o Aeroporto de Teruel ofereceu a excelente oportunidade de praticar pousos de assalto em todos os dias do curso.
O uso de cenários táticos simulados de ameaças forneceu aos pilotos de transporte mais experientes treinamento de combate adicional, preparando-os para cumprir sua missão com a maior taxa de sobrevivência possível em futuros teatros de operações. Graças ao treinamento fornecido pelo EATC, nações e organizações europeias podem planejar com segurança e rapidez missões de inserção de paraquedistas ou de abastecimento aéreo, bem como a evacuação de pessoal e assistência humanitária, tão necessários nos atuais cenários de crise.
A EATC, que se instalou em Saragoça em 2017, organiza regularmente os seus cursos na Base Aérea de Saragoça, instalação que oferece uma oportunidade única na Europa, uma vez que alberga unidades de elite e possui a experiência, capacidade e localização necessárias para acolher este tipo de multinacional exercícios.
Fonte: EdAE
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS