A Royal Navy Merlin helicopter taking part in an exercise over the south of England. Merlin Mk1 the worlds most potent submarine hunting helicopter. The Merlin Mk1 have been in service with the Fleet Air Arm since the late 1990s and, after thorough testing and evaluation, the helicopters have been on the front line since 2000. Our job is to find and if necessary destroy enemy submarines using our state-of-the-art sonar buoys which we drop into the ocean and Sting Ray torpedoes. Beyond searching for submarines, we carry out traditional maritime helicopter duties: anti-piracy/drug-running patrols, surveillance and reconnaissance, search and rescue, and passenger and load transfers. There are more than 40 Merlins in service with the Fleet Air Arm in training and front-line squadrons. Most of these are in the middle of a £750m upgrade to turn the Merlin Mk1 into the Merlin Mk2 which has more powerful computer systems and is easier for aircrew to operate. This image was an entry to the Peregrine Trophy 2013 Royal Navy Photographic Competition.
Os Ministros da Defesa de cinco países europeus anunciaram o lançamento de um programa multinacional cujo objetivo e criar o Helicóptero Multifunção Médio de Próxima Geração ou Next Generation Medium Multi-Role Helicopter. O anúncio foi feito com a assinatura conjunta de uma Carta de Intenções (LoI – Letter of Intent) em 19 de novembro, que visa desenvolver uma um novo helicóptero. Os países participantes neste programa são França, Alemanha, Grécia, Itália e Reino Unido.
O novo helicóptero substituirá os helicópteros atualmente operados pelos aliados da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte, no qual chegarão ao final de seu ciclo de vida no período de 2035 – 2040. Nos próximos anos, as nações participantes começarão a definir a Declaração de Requisitos e um plano de cooperação multifásico.
Conhecido como projeto Next Generation Rotorcraft Capability (NGRC), a iniciativa é considerada um projeto de alta visibilidade pela OTAN e objetiva modernizar as frotas de helicópteros existentes. A organização destaca que um “número significativo” de helicópteros multifuncionais de médio porte operados por países membros precisarão ser substituídos, como justificativa para o investimento.
O Secretário-Geral Adjunto da OTAN, Mircea Geoană, disse:
“Ao investir os nossos recursos e canalizar as nossas iniciativas de desenvolvimento através de um quadro multinacional, garantimos que os aliados estão equipados com as melhores capacidades disponíveis, o que ajuda a manter a vantagem tecnológica da OTAN.”
A OTAN diferencia os helicópteros em três classes diferentes (leve, médio e pesado). O conceito do NGRC se concentrará inicialmente em helicópteros multifuncional médio, como o Leonardo AW101 Merlin – considerando hoje como a base dos requisitos iniciais do futuro helicóptero das nações participantes.
A OTAN lança esse esforço no momento em que o Exército dos Estados Unidos está firmando os requisitos para seu próprio novo helicóptero multi-função médio, por meio da competição Future Long-Range Assault Aircraft (FLRAA), para substituir o UH-60 Black Hawk que está sendo disputado pelo Bell V-280 Valor e o Boeing-Sikorsky SB-1 Defiant. Ambos podem se tornar boas opções à OTAN, com a vantagem de economizar o custo de desenvolvimento de um novo modelo.
@CAS