Os Ministros da Defesa de cinco países europeus anunciaram o lançamento de um programa multinacional cujo objetivo e criar o Helicóptero Multifunção Médio de Próxima Geração ou Next Generation Medium Multi-Role Helicopter. O anúncio foi feito com a assinatura conjunta de uma Carta de Intenções (LoI – Letter of Intent) em 19 de novembro, que visa desenvolver uma um novo helicóptero. Os países participantes neste programa são França, Alemanha, Grécia, Itália e Reino Unido.
O novo helicóptero substituirá os helicópteros atualmente operados pelos aliados da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte, no qual chegarão ao final de seu ciclo de vida no período de 2035 – 2040. Nos próximos anos, as nações participantes começarão a definir a Declaração de Requisitos e um plano de cooperação multifásico.
Conhecido como projeto Next Generation Rotorcraft Capability (NGRC), a iniciativa é considerada um projeto de alta visibilidade pela OTAN e objetiva modernizar as frotas de helicópteros existentes. A organização destaca que um “número significativo” de helicópteros multifuncionais de médio porte operados por países membros precisarão ser substituídos, como justificativa para o investimento.
O Secretário-Geral Adjunto da OTAN, Mircea Geoană, disse:
“Ao investir os nossos recursos e canalizar as nossas iniciativas de desenvolvimento através de um quadro multinacional, garantimos que os aliados estão equipados com as melhores capacidades disponíveis, o que ajuda a manter a vantagem tecnológica da OTAN.”
A OTAN diferencia os helicópteros em três classes diferentes (leve, médio e pesado). O conceito do NGRC se concentrará inicialmente em helicópteros multifuncional médio, como o Leonardo AW101 Merlin – considerando hoje como a base dos requisitos iniciais do futuro helicóptero das nações participantes.
A OTAN lança esse esforço no momento em que o Exército dos Estados Unidos está firmando os requisitos para seu próprio novo helicóptero multi-função médio, por meio da competição Future Long-Range Assault Aircraft (FLRAA), para substituir o UH-60 Black Hawk que está sendo disputado pelo Bell V-280 Valor e o Boeing-Sikorsky SB-1 Defiant. Ambos podem se tornar boas opções à OTAN, com a vantagem de economizar o custo de desenvolvimento de um novo modelo.
@CAS