A Airbus e o Governo da Alemanha apresentaram hoje (19/nov), uma oferta oficial para o Escritório Federal de Armamentos da Suíça para a venda de aeronaves Eurofighter. O documento foi preparado em conjunto entre as nações do Eurofighter, bem como com os parceiros industriais Leonardo e BAE Systems, e atende aos requisitos do processo de aquisição de novas aeronaves de combate (NKF – Neues Kampfflugzeug), implementado pela Suíça visando a modernização da atual frota de F-5 e F/A-18.
Com a proposta de aquisição do Eurofighter, a Alemanha oferece à Suíça a oportunidade de aprofundar mais a coalizão militar existente, em particular no que diz respeito ao treinamento conjunto das duas forças aéreas. Com o Eurofighter, a Suíça terá total autonomia operacional, técnica e de aplicação dos dados de suas próprias aeronaves.
Com mais de 660 pedidos, o Eurofighter é a aeronave de defesa aérea mais utilizada na Europa, sendo operado em conjunto pelas quatro nações parceiras no desenvolvimento, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido. Há poucos dias, a Alemanha assinou um contrato para a aquisição de 38 trancha 4 Eurofighters e agora oferece à Suíça a oportunidade de lançar as bases para uma cooperação política, econômica e de segurança, ainda mais estreita, ao adquirir o mesmo tipo de aeronave.
O Embaixador da República Federal da Alemanha na Suíça, Michael Flügger, disse: “Com esta oferta, convidamos a Suíça, como país vizinho e parceiro confiável em matéria de política de segurança e economia, a proteger seu espaço aéreo com o Eurofighter e a se aprofundar cooperação entre as nossas forças aéreas. Para a Alemanha, a Suíça não é apenas um cliente, mas um aliado estratégico com o qual gostaríamos de intensificar ainda mais a nossa já estreita colaboração. O Eurofighter é a única plataforma desenvolvida e operada em conjunto por várias nações europeias e, portanto, seria uma solução ideal para a Suíça. “
O CEO da Airbus Defense and Space, Dirk Hoke, disse: “Com a oferta apresentada hoje, queremos demonstrar que o Eurofighter é a melhor solução global para a Suíça. É a aeronave de combate mais moderna atualmente em construção na Europa e atende a todos os requisitos. exigidos pelo país. Ao fornecer dados de construção e outras informações importantes, a Suíça terá controle completo e independente do Eurofighter, garantindo total transparência. Com mais de 200 fornecedores na Confederação, a Airbus já é um forte parceiro da Suíça e esperamos expandir ainda mais essa cooperação.”
Atualmente a Schweizer Luftwaffe (Força Aérea da Suíça), possui cerca de 36 caças Nortroph F-5E/F e aproximadamente 30 Boeing F/A-18C/D, em esquadrões subordinados ao Kommando Luftverteidigung 85 (Comando de Defesa Aérea), sendo que destes, 11 F-5E compõem o Esquadrão de Demonstração Aérea Patrouille Suisse.
@FFO