Eurofighter da Kuwait Air Force está no RIAT 2022. Um Eurofighter Typhoon, aeronave produzida pela Leonardo que está pronto para ser entregue à Força Aérea do Kuwait (Kuwait Air Force — KAF), está sendo exibido no The Royal International Air Tattoo 2022 (RIAT 2022) entre os dias 15 e 17 de julho. O programa Eurofighter Kuwait está avançando com as expectativas de novas entregas, oque inclui mais duas aeronaves em breve, elevando a frota para seis unidades.
Guido Sibona, vice-presidente do programa Eurofighter da Leonardo, comentou que: “Estou muito orgulhoso de ver esta aeronave no RIAT, um dos mais importantes shows aéreos do mundo. Os Eurofighter Typhoons que desenvolvemos e produzimos para a Força Aérea do Kuwait são os mais avançados em todo o programa europeu. Em cooperação com a Força Aérea Italiana, estamos fornecendo ao País uma impressionante capacidade de defesa aérea e construímos infraestruturas de última geração no País para apoiar e manter uma frota de 28 aeronaves”.
O contrato assinado entre o Ministério da Defesa do Kuwait e a Leonardo, em 5 de abril de 2016 por US$ 8,7 bilhões, contemplou a entrega de 28 unidades a partir de 2020 para a KAF. Serão 22 monoplaces e seis biplaces. Isso também inclui o treinamento de pilotos e pessoal de terra pela Força Aérea Italiana e Leonardo, bem como logística e um pacote de apoio operacional inicial para 3 anos. Esses caças multifuncionais têm um pacote de capacidades adicionais, além do programa de aprimoramento do Typhoon anterior, com o radar Captor-E (E-scan) e várias novidades no sistema de armas que estão trazendo a KAF para o estado da arte da tecologia.
O acordo com o Ministério de Defesa do Kuwait inclui também serviços para operar a frota Eurofighter de maneira mais eficiente, como o projeto e construção das infraestruturas na Base Aérea de Al-Salem no Kuwait e a disponibilidade completa de serviços de apoio logístico. Isso inclui o fornecimento de equipamentos e centro de treinamento abrangente para tripulantes e tripulantes de terra com base nos simuladores mais avançados, com objetivo de estabelecer uma Unidade de Conversão Operacional piloto no Kuwait.
Até o momento, cinco países encomendaram o Typhoon, sendo a Arábia Saudita (72 unidades), Áustria (15), Omã (12), Kuwait (28) e Catar (24), totalizando 661 aeronaves comercializadas.
Fonte: Leonardo.
@CAS