EUA venderá C408 SkyCourier via FMS. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (US DoD – US Department of Defense – DoD) informou que está disponibilizando o bimotor turboélice Cessna C408 SkyCourier para aliados via Vendas Militares Estrangeiras (FMS – Foreign Military Sale). A proposta, nitidamente, é incentivar as vendas e buscar sedimentar uma posição para a nova aeronave da Cessna.
O C408, que até o momento não tem clientes militares, é parte de uma entrega indefinida/ quantidade indefinida (IDIQ – Indefinite Delivery/Indefinite Quantity), uma categoria que contempla uma variedade de aeronaves de transporte leve e de ligação que incluem outros produtos da Textron Aviation Inc, como Beechcraft B200, Beechcraft B300 King Air e o Cessna C-208B Grand Caravan.
“O United States Army Aviation and Missile Command (AMCOM) e o Redstone Arsenal, Alabama, and the Fixed Wing Project Office (FWPO), antecipam um requisito potencial de aquisição de aeronaves civis turboélice de asa fixa. Este esforço é em apoio direto aos requerentes via FMS. O objetivo é desenvolver um IDIQ para fornecer capacidade ‘sob demanda’, conforme ditado pelos requisitos do FMS,” disse o DoD em sua notificação emendada publicada em 9 de dezembro. O US DoD não forneceu números de aeronaves ou valores de contrato.
O C408 fez seu voo inaugural em maio de 2020 e, até o momento, foi encomendado apenas pela FedEx no domínio comercial. Projetada e produzida pela Textron Aviation Inc., o Cessna 408 SkyCourier será oferecido na versão para 19 passageiros, ou na versão cargueiro, com capacidade para 6.000 libras (2.700 kg) de carga útil. Será equipada com aviônicos Garmin G1000 NXi e oferece destaques como uma velocidade máxima de cruzeiro de até 200 kts, e um alcance máximo de 900 milhas náuticas. A aeronave conta com sistema de abastecimento por pressão em ponto único, o que reduz o tempo de solo durante escalas.
@CAS