EUA transfere C-130H Hércules para a Jordânia. A Embaixada dos Estados Unidos na Jordânia celebrou em 09 de dezembro a transferência de três aeronaves de transporte C-130H Hércules da USAF para a Força Aérea Real da Jordania (RJAF). O eventou contou com a presença do Presidente da Junta de Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas Jordanianas, Major General Yousef Huneiti; do Comandante da RJAF, Brigadeiro General Mohammad Hiyasat; do Coronel Emad Bazadough, Comandante da Ala de Transporte da RJAF; do Embaixador dos EUA, Henry T. Wooster; do Diretor Regional da USAF, Brigadeiro General Todd Dozier; e do Adido de Defesa da Embaixada dos EUA, Coronel David Kobs.
Os dois primeiros C-130H, matrículas RJAF 357 e 359, chegaram ao país em setembro, e a terceira aeronave está prevista para ser entregue em janeiro de 2022. Os aviões são transferidos com sistemas e aviônicos atualizados.
A transferência dessas aeronaves operacionais, fazem parte de um acordo do Congresso dos EUA para reduzir o tamanho da frota C-130 da USAF. O programa de transferência C-130 na modalidade Ramp-to-Ramp (R2R), é o primeiro do tipo que envolve ativos completamente operacionais da USAF para nações aliadas. A R2R entregou a sua primeira aeronave em abril de 2021 e, até o momento, foram entregues oito aeronaves de trinta programadas.
“Esta doação de aeronaves representa o compromisso dos Estados Unidos de fortalecer as capacidades de nossos parceiros jordanianos para responder imediatamente a qualquer situação, seja um desastre natural, crise humanitária ou missão operacional”, observou o embaixador Wooster em seus comentários.
O Comandante da RJAF, Brigadeiro General Mohammad Hiyasat, agradeceu aos EUA pelo apoio contínuo ao Reino da Jordânia em diversas áreas, especialmente no campo da defesa, apontando especialmente para a importância da modernização e desenvolvimento do Esquadrão de Transporte C-130. Esses aviões indicam as sólidas relações EUA-Jordânia.
A transferência dos C-130H aumenta a capacidade de transporte aéreo tático da RJAF em quase 50%, e “livra” a Jordânia de investimentos de aproximadamente US$ 30 milhões na renovação de equipamentos.
O C-130 compõem a frota de transporte da RJAF por mais de 50 anos. As aeronaves são usadas em missões de lançamento aéreo de pára-quedistas e cargas, suporte em desastres, missões humanitárias e evacuação médica. No ano passado, os C-130 jordanianos realizaram vários voos de transporte de suprimentos para o Líbano, poucos dias após a trágica explosão ocorrida em Beirute.
Além da transferência das aeronaves, a USAF fornecerá para a RJAF, treinamento básico e avançado para tripulações e técnicos de manutenção, de acordo com a visão dos EUA de fornecer uma abordagem total para o desenvolvimento de capacidades para os principais parceiros na ára de segurança e defesa. (Fonte: Embaixada dos EUA na Jordânia)
Nota RFA: Atualmente a Força Aérea Real da Jordânia possui uma frota com seis C-130H Hércules (344, 345, 346, 347, 357 e 358), e o sétimo (359) a ser entregue no próximo mês. Todos estão reunidos no 3º Esquadrão, da Ala de Transporte Aéreo, sediada na Base Aérea de King Abdullah, em Amman/Marka (OJAM).
@FFO