EUA quer acelerar as entregas dos F-16V à ROCAF. Motivo? A China. O planejamento original era que os 66 Lockheed Martin F-16V novos de fábrica chegassem até o final de 2026, mas Taiwan estima uma possível invasão da China a seu território até 2025 e, com isto, tem buscado alternativas com os Estados Unidos para acelerar as entregas dos novos caças e assim aumentar sua capacidade de defesa.
O governo dos Estados Unidos compreendeu esta necessidade e está buscando acelerar sim as entregas dos F-16V para Taiwan, atuando diretamente com o fabricante. Vale lembrar que Taiwan já havia feito este pedido em outubro do ano pasado, justamente em um moment que a China aumentava suas incursões aéreas na zona de identificação de defesa aérea do país (Air Defense Identification Zone – ADIZ) Paralelo a isto, a China vem ampliando seu poder militar, o que cria indícios de uma possível invasão.
Apesar dos esforços de Taiwan e dos EUA, ainda não foi possível encontrar de fato uma maneira de acelerar a entrega dos 66 F-16Vs. Segundo a imprensa local, citando um alto funcionário de Taiwan, Taipei pressionou o governo Biden para agilizar a entrega dos caças, que entende o pedido, mas que ainda não teve o efeito desejado.
O ministro da Defesa de Taiwan, Chiu Kuo-cheng, estimou em 6 de outubro de 2021 que a China terá a capacidade de lançar uma “invasão em grande escala” de Taiwan até 2025. A PLAAF tem uma enorme vantagem numérica com 2.800 aeronaves totais e 2.100 aeronaves de combate , em comparação com o total de 741 aeronaves e 288 aeronaves de caça/interceptação para a Força Aérea de Taiwan.
A RoCAF está realizando uma grande programa de atualização de atualização de sua aviação de caça, ao converter 141 F-16A/B para o novo e aprimorado padrão F-16V Block 70, trabalho que vem sendo realizado localmente pela Lockheed Martin Aerospace Industrial Development Corp (AIDC). Originalmente seriam 142, mas com a perda de um F-16A em 17 de novembro de 2020, o total a ser convertido hoje é de 141 aeronaves. Outros 66 F-16V Block 70 novos de fábrica também foram adquiridos, mas só começam a ser entregues em 2023. É este lote que a ROCAF (Republic of China Air Force) com apoio do Governo de Taiwan, que antecipar, para poder ativar mais alas com no novo Viper. Ao todo a ROCAF terá em breve uma frota de 207 F-16V, uma das maiores do mundo.
@CAS