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EUA: programas-chave na aérea de helicópteros estão atrasados

20 de junho de 2022
EUA: programas-chave na aérea de helicópteros estão atrasados (Foto: Sikorsky).
EUA: programas-chave na aérea de helicópteros estão atrasados (Foto: Sikorsky).

EUA: programas-chave na aérea de helicópteros estão atrasados. O Government Accountability Office (GAO), ou seja, o escritório de contabilidade do governo americano, questionou o Pentágono para apresentar o progresso dos vários programas de helicópteros militares em andamento, para pôr em sua avaliação anual de sistemas de armas (Weapons Systems Annual Assessment — WSAA) recentemente lançada. O resultados não foram considerados bons, pois os cinco projetos estão atrasados e com problemas técnicos e de custos.

A WSAA incluiu avaliação do Sikorsky VH-92A (Marine One); o Sikorsky CH-53K dos Fuzileiros Navais; o Boeing CH-47F Block II para US Army e o Leonardo MH-139A e Sikorsky HH-60W para a USAF. Todos os programas utilizam estruturas pré-existentes e tentam modificá-las de acordo com os requisitos da missão.  

Sikorsky VH-92A (Foto: Sikorsky).
Sikorsky VH-92A (Foto: Sikorsky).

VH-92A — O novo Marine One, ou seja, o novo helicóptero presidencial americano é Sikorsky VH-92A. São previstas 23 aeronaves a um custo combinado de desenvolvimento e aquisição de US$ 5,023 bilhões. O GAO descobriu que o programa de substituição de helicóptero presidencial (Marine One) provavelmente corrigiu problemas de desempenho relatados anteriormente com o sistema de comunicação segura do governo a bordo da aeronave. No entanto: “modificações técnicas podem ser necessárias para resolver problemas identificados nos testes operacionais subsequentes”. O GAO também observou que a US Navy estava trabalhando para melhorar a disponibilidade das aeronaves e reduzir a exaustão do motor e as descargas de fluidos nas zonas de pouso. Uma correção final para o problema de exaustão, que queima a grama nas zonas de pouso, ainda não foi implementada. Uma solução proposta pelo fabricante Sikorsky envolvendo mudanças de passo das lâminas do rotor “exigirá que a aeronave passe pela certificação de adequação à zona de pouso da Administração Federal de Aviação”. 

Sikorsky CH-53K King Stallion (Foto: USMC/Lance Cpl. Molly Hampton).
Sikorsky CH-53K King Stallion (Foto: USMC/Lance Cpl. Molly Hampton).

CH-53K — O novo helicóptero do Corpo de Fuzileiros Navais do Estados Unidos é Sikorsky CH-53K King Stallion. Serão 200 aeronaves com um custo combinado de desenvolvimento e aquisição de US$ 32,41 bilhões.  Quanto ao helicóptero pesado CH-53K do USMC, o escritório do programa da aeronave relatou 126 problemas técnicos no ano passado, dos quais 119 foram resolvidos posteriormente. No entanto, problemas significativos permanecem. Eles incluem: ingestão de excesso de areia e sujeira no compressor durante o hover, que exigirá um redesenho das entradas do motor; uma vida útil curta do amortecedor do rotor principal e da caixa de engrenagens intermediária;  limitação dos fornecedores das caixas de câmbio, que estão exigindo o recrutamento de novos fornecedores; dificuldades com o fornecedor das bolsas de célula a combustível, desencadeando a necessidade de retrabalho e melhoria do ferramental; e a demissão do fornecedor das unidades de concentração de dados, exigindo a busca de um novo fornecedor. O CH-53K alcançou a capacidade operacional inicial em abril de 2022. 

Boeing CH-47F Block II Chinook (Foto: USAF/Alejandro Peña).
Boeing CH-47F Block II Chinook (Foto: USAF/Alejandro Peña).

CH-47F — O novo helicóptero de assalto, transporte e operações especiais do US Army é o Boeing CH-47F Block II Chinook. Serão 542 aeronaves com um custo combinado de desenvolvimento e aquisição de US$ 17,3 bilhões.  Testes de desenvolvimento revelaram problemas com dois componentes críticos do programa de atualização do clássico helicóptero de rotor em tandem. O Advanced Chinook Rotor Blade (ACRB) induz vibrações significativas o suficiente para causar problemas de segurança e os novos eixos de aço Ferrium C61 são suscetíveis a rachaduras e corrosão relacionadas ao estresse. Consequentemente, o Exército descartou programas para incluir as novas pás e submeterá os novos eixos a testes adicionais. O novo sistema de combustível da aeronave também falhou nos testes. O GAO informou que “futuras avaliações dos componentes do rotor estão planejadas”. 

Boeing MH-139A Grey Wolf (Foto: USAF/Samuel King Jr.).

MH-139A — O novo helicóptero da USAF é o Boeing MH-139A Gray Wolf. São 80 aeronaves com um custo combinado de desenvolvimento e aquisição de US$ 3,243 bilhões. Esta versão militarizada do Leonardo AW139 para missões VIP e de segurança da Força Aérea enfrentou uma variedade de desafios ao integrar componentes novos para a fuselagem, causando um atraso na aprovação e certificação da FAA, de acordo com o GAO. “Os funcionários do programa afirmaram que a Boeing subestimou a escala do trabalho de design.” Isso contribuiu para um atraso de 16 meses na produção do programa, e atrasos adicionais são possíveis. “Os funcionários do programa afirmaram que continuam trabalhando com a Boeing para resolver esses atrasos significativos no cronograma, mas a Boeing não enviou alguns dados contratualmente exigidos a tempo. Consequentemente, o programa relatou reter 10% de seus pagamentos de progresso”. 

Sikorsky HH-60W Jolly Green II  (Foto: USAF/Master Sgt. Tristan McIntire).
Sikorsky HH-60W Jolly Green II (Foto: USAF/Master Sgt. Tristan McIntire).

HH-60W — O substituto dos Pave Hawk será o Sikorsky HH-60W Jolly Green II. São 113 aeronaves com um custo combinado de desenvolvimento e aquisição de US$ 9,647 bilhões. Os testes operacionais do helicóptero de resgate de última geração da USAF foram adiados em oito meses devido à “falta de acesso a aeronaves prontas para a missão equipadas com um receptor de alerta de radar operacional”, segundo o GAO. Atrasos de fornecedores relacionados à pandemia também se manifestaram na sustentação, no sistema de montagem de armas e no treinamento.

@CAS

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