

EUA pressiona Irã aumentando a sua presença militar no Oriente Médio. Os Estados Unidos enviou mais caças furtivos F-35A Lightning II para a Europa e Oriente Médio. A ação ocorre em meio a pressão do presidente Donald Trump para que o Irã aceite um acordo que limitará o seu programa nuclear.
Em 09 de fevereiro, meia dúzia de F-35A da 158ª Ala de Caça (158th FW) da Guarda Aérea Nacional de Vermont, utilizando os indicativos de chamada “Tabor 41” a “Tabor 46”, decolaram de Burlington e pousaram em Lakenheath, no Reino Unido. Esta Base Aérea é regularmente utilizada como escala técnica por caças americanos voando para o Oriente Médio.
Os F-35A foram acompanhados por três aviões-tanque KC-135 Stratotanker, que partiram da Base Aérea da Guarda Nacional de Bangor, no Maine, usando os indicativos de chamada “Gold 81”, “Gold 82” e “Gold 83”. Eles pousaram na RAF Mildenhall, perto de Lakenheath.
Especializada na supressão de defesas aéreas inimigas, a 158th FW (código de cauda “VT”) enviou no mês passado outros seis F-35A para a Espanha. Essas aeronaves estavam em Porto Rico, onde participaram da Operação Absolute Resolve que capturou Nicolás Maduro na Venezuela.
O 494º Esquadrão de Caça (494th FS) da USAF, sediado na Base Aérea de Lakenheath, é equipado com caças F-15E Strike Eagle. No mês passado, doze deles também foram enviados para o Oriente Médio.
Atualmente a USAF mantém em bases aéreas no Oriente Médio, três esquadrões de F-15E Strike Eagle, um esquadrão de F-16 Fighting Falcon e um esquadrão de aviões de ataque A-10 Thunderbolt II.
Além disso, a Marinha Americana mantém na área o porta-aviões USS Abraham Lincoln (CVN-72). Ele transporta caças F-35C do Esquadrão de Caças e Ataque da Marinha 314 (VMFA-314), além de outras aeronaves de combate, incluindo caças F/A-18 Super Hornet e aeronaves de ataque eletrônico EA-18.
Recentemente os EUA também enviaram para a região, helicópteros HH-60W Jolly Green II de busca e salvamento em combate (C-SAR). Não ficou claro se é um reforço ou se eles substituirão a unidade de helicópteros C-SAR atualmente mobilizada no Oriente Médio.
Além desta grande quantidade de aeronaves, os EUA reforçaram seus recursos de defesa aérea na região com a implantação de sistemas antimísseis adicionais Patriot e THAAD. De acordo com dados de rastreamento de voos on line, a USAF realizou mais de 100 voos com aeronaves de transporte pesados C-17 Globemaster III e C-5 Galaxy para o Oriente Médio.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO