EUA planeja frota multinacional de C-130 na África. A USAF trabalha para reunir um grupo de nações africanas com objetivo de compartilhar uma pequena frota de aeronaves Lockheed Martin C-130 Hércules. A informação foi divulgada pelo General James Hecker, Comandante do Comando da USAF na Europa e África.
O projeto será ponto de discussão em uma reunião da Associação das Forças Aéreas Africanas (AAAF – Association of African Air Forces), que ocorrerá em outubro, no Senegal. A Associação reúne 28 nações, que em 2015 formalmente assinaram um acordo de compartilhamento das suas capacidades aéreas.
O plano é que a frota C-130 fique baseada em uma região central do continente, e que atue inicialmente em missões de assistência humanitária e suporte à desastres (HADR – Humanitarian Assistance and Disaster Relief). Secundariamente essas aeronaves atuarão em operações contra-extremismo, transporte tático, entre outras. Atualmente dez forças aéreas africanas já operam com o Hércules.
O modelo de gestão da frota multinacional será baseado na Strategic Airlift Capability’s Heavy Airlift Wing, que opera com três aeronaves C-17A Globemaster III baseadas na Hungria e que são compartilhados pelos 12 membros: Bulgária, Estônia, Finlândia, Hungria, Lituânia, Holanda, Noruega, Polônia, Romênia, Eslovênia , Suécia e Estados Unidos.
Fonte: Aviation Week
@FFO