EUA oferecerá F-16 usados para Colômbia substituir os seus Kfir. Os Estados Unidos oferecerão caças F-16 usados para a Colômbia substituir os seus IAI Kfir. A afirmação partiu dos principais oficiais da USAF, responsáveis por esse tipo de negociação com nações estrangeiras.
O Brigadeiro-General Brian Bruckbauer, chefe da Diretoria de Cooperação e Assistência à Segurança da USAF e Diretor de Assuntos Internacionais do Comando de Material disse que “Seria uma forma da Colômbia começar [a substituir a frota], e talvez mais tarde poder comprar novas aeronaves”, apontando para a substituição dos Kfir da Força Aérea Colombiana (FAC).
Essa nova proposta surge do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD), estimulado em parte por uma possível venda à Colômbia dos caças F-16, considerando novos caminhos para os seus aliados com problemas de liquidez financeira comprar equipamentos militares dos Estados Unidos.
“Pedimos a muitos parceiros que forneçam financiamento com antecedência, antes de podermos executar o contrato”, explicou o Coronel Anthony Walker, chefe da Divisão de Cooperação e Assistência à Segurança da Força Aérea (AFSAC), uma das três agências implementadoras de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) do DoD.
Uma opção para países como a Colômbia, que não tem grande orçamento militar, poderia ser a transferência de aeronaves entre terceiros, como por exemplo, outro país que atualmente esteja substituindo os seus F-16 por novas aeronaves.
“Recentemente estive em reunião com Heidi Grant, Diretora do DSCA, e vamos examinar mais de perto como promover o menu de transferência entre terceiros. Nos próximos meses, acho que trabalharemos na melhor maneira de compartilhar isso com nossos parceiros, para que eles saibam o que estará disponível”, acrescentou o Coronel Walker. “Temos diferentes programas disponíveis para aeronaves que a USAF desativou. Podemos tirar aeronaves do cemitério, revisar e fornecer a um parceiro; fizemos isso inúmeras vezes nos últimos anos”, disse Walker.
A USAF poderá transferir aeronaves que estão saindo de serviço, diretamente para um parceiro estrangeiro, antes de serem encaminhadas para o “cemitério” da Força Aérea, em Davis-Monthan em Tucson.
O Oficial observou que o F-16 é frequentemente uma “plataforma de escolha” para países estrangeiros que buscam caças de quarta geração, citando um exemplo da Áustria, que em março solicitou à USAF informações sobre valores e disponibilidade destas plataformas. Existe interesse em várias outras regiões, como Taiwan, no Pacífico. “Estamos vendo muito interesse no F-16 em todo o mundo “, disse o oficial do AFSAC.
Os EUA adotam a estratégia chamada “total package approach”, para garantir que o país que adquira as suas aeronaves, tenha meios de sustentá-las. “Queremos ter a certeza de que eles tenham infraestrutura suficiente para dar suporte aos sistemas que estamos vendendo; que eles terão peças sobressalentes, suprimentos suficientes e o treinamento necessário. Alguns de nossos concorrentes não veem as coisas dessa maneira. Isso significa que o preço inicial é mais baixo, mas no longo prazo o negócio não é tão bom”, disse Walker.
@FFO