EUA: Mil Mi-17 afegãos para a Ucrânia. As Forças Armadas da Ucrânia receberam entre fins de maio e junho um lote de helicópteros de transporte multifuncionais Mi-17-V5 vindos dos Estados Unidos, que anteriormente pertenceram à Força Aérea Afegã. Estas aeronaves fazem parte dos helicópteros que fugiram do Afeganistão em agosto de 2021, após o Talibã retomar o poder. Fotos dos Mi-17 alinhados no Arizona e prontos para serem transportados a Europa e entrar na batalha foram publicadas pelo Departamento de Defesa dos EUA (US DoD).
Cerca de duas dúzias de helicópteros Mi-8/17 da antiga Força Aérea Afegã foram repatriados pelos americanos em janeiro de 2022 e estocados no deserto do Arizona. Os helicópteros afegãos de fabricação soviética estão sendo levado por aeronaves Boeing C-17 da 167th Air Wing da USAF, com sede em Shepherd Field ANGB — West Virginia, a partir da Base Aérea Davis-Montan no Arizona, para Stuttgart, na Alemanha e para Sliač, na Eslováquia.
De lá, eles são designados para a guerra na Ucrânia. O que foi divulgado em 13 de abril pelo US DoD é que o pacote de assistência de segurança à Ucrânia dos Estados Unidos avaliado em US$ 800 milhões, inclui 11 helicópteros Mi-17-V5. As fotos publicadas foram tiradas antes de alguns dos helicópteros serem transportados para o front europeu. Os Mi-17 estão entre os 16 itens que os EUA estão fornecendo a Ucrânia como apoio a resistência a invasão russa.
@CAS
Os Estados Unidos deverão fornecer à Ucrânia seis helicópteros que anteriormente pertenciam à Força Aérea do Afeganistão (AAF). Espera-se que o primeiro lote de helicópteros chegue à Ucrânia nesta primavera.
Em "Notícias"
A Konotop Aircraft Repair Plant Aviacon, parte da estatal ucraniana Ukroboronprom, está concluindo a revisão de dois helicópteros Mil Mi-17V-5 pertencentes à Força Aérea do Afeganistão (AAF), sob um contrato assinado com a Agência de Aquisição e Apoio da OTAN
Em "Notícias"
O Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia (FSVTS) taxou como "ilegal" a intenção do governo dos Estados Unidos de repassar para a Ucrânia, um lote de helicópteros russos Mi-17V-5, originalmente destinados ao Afeganistão.
Em "Notícias"