LRDR rasteia ICBM pela 1ª vez. O teste, denominado Flight Test Other-26 (FTX-26), que havia sido planejado para o ano fiscal de 2022, que foi adiado para 2023 e novamente cancelado, finalmente ocorreu.
Após três anos de atraso, a Missile Defense Agency (MDA) anunciou que Long-Range Discrimination Radar (LRDR) ou Radar de Discriminação de Longo Alcance — um sistema fundamental para permitir que a iniciativa Golden Dome do presidente Donald Trump construísse um escudo de defesa aérea e de mísseis sobre o território nacional — rastreou pela primeira vez um alvo semelhante a um ICBM em um teste real.
Se uma análise final do desempenho do sistema evidenciar que todos os requisitos foram atendidos, o LRDR será finalmente liberado para aceitação operacional pela US Space Force. Construído pela Lockheed Martin, o LRDR foi inicialmente implantado na Estação da Força Espacial Livre, no Alasca, no final de 2021, apesar de sua capacidade de acionar os interceptadores de mísseis balísticos do sistema de Defesa de Meio-Caminho baseado em Terra não ter sido verificada.
A MDA, em cooperação com a Space Force e o US Northern Command (NORTHCOM), conduziu o novo teste no dia 24 de junho, utilizando um alvo lançado do ar que “voou a mais de 2.000 quilômetros da costa sul do Alasca, onde foi rastreado pelo LRDR, bem como pelo Radar de Alerta Antecipado Atualizado (UEWR) localizado na Estação da Força Espacial Livre. Os dados dos sensores foram transmitidos à Defesa de Meio-Caminho Baseada em Terra (GMD) para apoiar um engajamento simulado”, explicou o anúncio da MDA.
“O LRDR adquiriu, rastreou e reportou com sucesso dados de alvos de mísseis ao Comando e Controle de Gerenciamento de Batalha e Comunicações (C2BMC). Este foi o primeiro teste de voo do radar rastreando um alvo representativo de um Míssil Balístico Intercontinental (ICBM) ativo”, acrescentou o anúncio.
O teste, denominado Flight Test Other-26 (FTX-26), estava originalmente planejado para o ano fiscal de 2022, mas foi adiado devido a dificuldades de desenvolvimento e problemas na base industrial causados pela pandemia de COVID-19. O teste foi remarcado para 2023, mas foi cancelado novamente devido ao que a MDA chamou de “anomalia de alvo”.
O NORTHCOM aguardava com impaciência o LRDR, considerando-o uma capacidade crucial para a defesa nacional. O objetivo principal do radar de banda S é distinguir entre ICBMs lançados por nações adversárias em direção aos EUA e chamarizes ou outros objetos inofensivos em movimento no espaço. O LRDR também foi projetado para monitorar melhor mísseis hipersônicos em movimento.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS