EUA liberam o míssil de cruzeiro JASSM-ER para o Japão. O Departamento de Estado Americano anunciou no dia 28 de agosto a aprovação de uma venda militar estrangeira (Foreign Military Sales — FMS) ao Japão de 50 mísseis Lockheed Martin AGM-158B Joint Air-to-Surface Standoff Missile-Extended Range (JASSM-ER) no valor de US$ 104 milhões.
O acordo que também inclui posicionamento sistema global anti-jam, contêineres de mísseis e mísseis de treinamento. Os mísseis destinam-se a fornecer capacidade de combate à frota de Mitsubishi F-15J/DJ da Japan Air Self Defense Force (JASDF).
Com o aumento das tensões no Indo-Pacífico entre o Japão e os seus vizinhos, o Japão aumentou significativamente o seu orçamento de defesa nos últimos anos e, se os atuais padrões de gastos continuarem, deverá ter o terceiro maior exército do mundo em cinco anos, atrás apenas dos EUA e China.
O JASSM-ER é um míssil de cruzeiro de baixa detecção, colocado em serviço pela primeira vez na USAF em 2014. Os mísseis JASSM/JASSM-ER são atualmente empregados pelos EUA, Austrália, Finlândia e Polônia. A versão “ER” — alcance estendido é um míssil de propulsão turbofan com ogiva de 450 kg e alcance de 1.000 km.
A fuselagem de baixa assinatura radar do JASSM-ER o torna útil para derrotar as defesas aéreas inimigas equipadas com míssil russo S-300. Até hoje, 19 mísseis JASSM foram usados no campo de batalha durante a guerra civil síria, segundo a Lockheed Martin.
@CAS